BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Ana Claudia Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: GANEM, Keila Mary Gabriel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9051
Resumo: As exigências no âmbito universitário podem desencadear diversas situações estressoras, cuja maior consequência faz-se o desgaste da saúde mental dos acadêmicos, que podem vir a desenvolver a Síndrome de Burnout. Neste contexto, a presente pesquisa tem como principal finalidade analisar o impacto da pandemia do novo Coronavírus, como agente estressor, no desenvolvimento do nível da Síndrome de Burnout nos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior no município de Maringá. No primeiro momento, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, em um segundo momento foi efetuada a coleta de dados por meio de questionários, sendo esses:  um questionário com questões sociodemográficas, e para avaliar a síndrome de Burnout foi aplicado o instrumento MBI-SS (Maslach Burnout Inventory –Student Survey) de Schaufeli et al. (2002), tradução e adaptação para o Brasil realizada por Carlotto e Câmara (2006). Participaram do estudo 34 estudantes universitários, a amostra compõe-se de todos os estudantes que responderam todo o formulário enviado por meio de rede social para os alunos. Espera-se, com a execução da pesquisa, compreender o impacto da pandemia, e do isolamento social, do novo Coronavírus no nível da Síndrome de Burnout dos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia, além de compreender as consequências deste episódio na saúde mental dos acadêmicos que estão em suas formações iniciais. 
id UNICESU -1_f7e104711bd0c7c721df60def6cd560d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9051
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA Corona vírusEstudantes de PsicologiaSíndrome de BurnoutAs exigências no âmbito universitário podem desencadear diversas situações estressoras, cuja maior consequência faz-se o desgaste da saúde mental dos acadêmicos, que podem vir a desenvolver a Síndrome de Burnout. Neste contexto, a presente pesquisa tem como principal finalidade analisar o impacto da pandemia do novo Coronavírus, como agente estressor, no desenvolvimento do nível da Síndrome de Burnout nos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior no município de Maringá. No primeiro momento, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, em um segundo momento foi efetuada a coleta de dados por meio de questionários, sendo esses:  um questionário com questões sociodemográficas, e para avaliar a síndrome de Burnout foi aplicado o instrumento MBI-SS (Maslach Burnout Inventory –Student Survey) de Schaufeli et al. (2002), tradução e adaptação para o Brasil realizada por Carlotto e Câmara (2006). Participaram do estudo 34 estudantes universitários, a amostra compõe-se de todos os estudantes que responderam todo o formulário enviado por meio de rede social para os alunos. Espera-se, com a execução da pesquisa, compreender o impacto da pandemia, e do isolamento social, do novo Coronavírus no nível da Síndrome de Burnout dos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia, além de compreender as consequências deste episódio na saúde mental dos acadêmicos que estão em suas formações iniciais. UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-29T14:35:01Z2021-11-29T14:35:01Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991Presencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9051porFERNANDES, Ana Claudia SilvaGANEM, Keila Mary Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-30T06:01:42ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
title BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
spellingShingle BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
FERNANDES, Ana Claudia Silva
 Corona vírus
Estudantes de Psicologia
Síndrome de Burnout
title_short BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
title_full BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
title_fullStr BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
title_full_unstemmed BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
title_sort BURNOUT EM ACADÊMICOS DO SEGUNDO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA
author FERNANDES, Ana Claudia Silva
author_facet FERNANDES, Ana Claudia Silva
GANEM, Keila Mary Gabriel
author_role author
author2 GANEM, Keila Mary Gabriel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Ana Claudia Silva
GANEM, Keila Mary Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv  Corona vírus
Estudantes de Psicologia
Síndrome de Burnout
topic  Corona vírus
Estudantes de Psicologia
Síndrome de Burnout
description As exigências no âmbito universitário podem desencadear diversas situações estressoras, cuja maior consequência faz-se o desgaste da saúde mental dos acadêmicos, que podem vir a desenvolver a Síndrome de Burnout. Neste contexto, a presente pesquisa tem como principal finalidade analisar o impacto da pandemia do novo Coronavírus, como agente estressor, no desenvolvimento do nível da Síndrome de Burnout nos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia de uma instituição de ensino superior no município de Maringá. No primeiro momento, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, em um segundo momento foi efetuada a coleta de dados por meio de questionários, sendo esses:  um questionário com questões sociodemográficas, e para avaliar a síndrome de Burnout foi aplicado o instrumento MBI-SS (Maslach Burnout Inventory –Student Survey) de Schaufeli et al. (2002), tradução e adaptação para o Brasil realizada por Carlotto e Câmara (2006). Participaram do estudo 34 estudantes universitários, a amostra compõe-se de todos os estudantes que responderam todo o formulário enviado por meio de rede social para os alunos. Espera-se, com a execução da pesquisa, compreender o impacto da pandemia, e do isolamento social, do novo Coronavírus no nível da Síndrome de Burnout dos estudantes universitários do segundo ano do curso de psicologia, além de compreender as consequências deste episódio na saúde mental dos acadêmicos que estão em suas formações iniciais. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T14:35:01Z
2021-11-29T14:35:01Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9051
identifier_str_mv 2594-4991
Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771963622817792