A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Juliana da Silva
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SANTANA, Paulo Emílio de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673
Resumo: Este artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática.
id UNICESU -1_fb29eab94f9673ae1234e8f87baaab6d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6673
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADEFunção da escolaSociedadeClasses sociaisEste artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T17:42:23Z2007-10-232021-01-22T17:42:23Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673porNUNES, Juliana da SilvaSANTANA, Paulo Emílio de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:48ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
title A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
spellingShingle A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
NUNES, Juliana da Silva
Função da escola
Sociedade
Classes sociais
title_short A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
title_full A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
title_fullStr A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
title_full_unstemmed A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
title_sort A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
author NUNES, Juliana da Silva
author_facet NUNES, Juliana da Silva
SANTANA, Paulo Emílio de Assis
author_role author
author2 SANTANA, Paulo Emílio de Assis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Juliana da Silva
SANTANA, Paulo Emílio de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Função da escola
Sociedade
Classes sociais
topic Função da escola
Sociedade
Classes sociais
description Este artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T17:42:23Z
2021-01-22T17:42:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771951284224000