A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673 |
Resumo: | Este artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática. |
id |
UNICESU -1_fb29eab94f9673ae1234e8f87baaab6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6673 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADEFunção da escolaSociedadeClasses sociaisEste artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T17:42:23Z2007-10-232021-01-22T17:42:23Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673porNUNES, Juliana da SilvaSANTANA, Paulo Emílio de Assisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-23T06:01:48ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
title |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
spellingShingle |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE NUNES, Juliana da Silva Função da escola Sociedade Classes sociais |
title_short |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
title_full |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
title_fullStr |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
title_full_unstemmed |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
title_sort |
A ESCOLA E SUA FUNÇÃO NA SOCIEDADE |
author |
NUNES, Juliana da Silva |
author_facet |
NUNES, Juliana da Silva SANTANA, Paulo Emílio de Assis |
author_role |
author |
author2 |
SANTANA, Paulo Emílio de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NUNES, Juliana da Silva SANTANA, Paulo Emílio de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função da escola Sociedade Classes sociais |
topic |
Função da escola Sociedade Classes sociais |
description |
Este artigo, num primeiro momento, busca rapidamente analisar a escola em sua história e qual a sua função na sociedade. Pontua qual classe social que vem beneficiando desde a Antiguidade, ou seja, os donos do poder. Mostra que ela sozinha não consegue salvar a humanidade de seus problemas sociais como a marginalidade, pobreza etc. Esta instituição desde o início vem reproduzindo o sistema social em que ela está inserida, no caso do Brasil a estrutura capitalista, que visa a relação explorador e explorado, deixando de cumprir sua proposta de democratização, isto é, dar condição para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos científicos acumulados historicamente pela humanidade. Esta pesquisa foi realizada através de debates em grupo com a orientação do professor após a leitura de textos. Durante os debates discutia-se experiências vivenciadas pelo grupo no âmbito educacional relacionando a teria com a prática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-22T17:42:23Z 2021-01-22T17:42:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771951284224000 |