A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Freitas, Erika Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924
Resumo: O estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. Kafka
id EDUL-1_96a7b5af71e6de7d78ddccfe43cec507
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/924
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedadeEducaçãosociedadeLegislaçãoBrasilEducaçãoformação de professoresa função social da escolaO estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. KafkaEDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 325-3432177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924/pdfCopyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCAinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlberto Dantas, Otília Maria Alves da NóbregaFreitas, Erika Rodrigues de2021-03-17T21:42:53Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/924Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2021-03-17T21:42:53Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
title A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
spellingShingle A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega
Educação
sociedade
Legislação
Brasil
Educação
formação de professores
a função social da escola
title_short A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
title_full A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
title_fullStr A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
title_full_unstemmed A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
title_sort A escola de Kafka: a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade
author Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega
author_facet Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega
Freitas, Erika Rodrigues de
author_role author
author2 Freitas, Erika Rodrigues de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega
Freitas, Erika Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
sociedade
Legislação
Brasil
Educação
formação de professores
a função social da escola
topic Educação
sociedade
Legislação
Brasil
Educação
formação de professores
a função social da escola
description O estudo visa analisar a legislação educacional do Brasil e seu reflexo na sociedade, tendo como suporte discursivo o conto de Kafka Sobre a Questão de Leis (KAFKA, 2000). É uma pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apoiando-se em autores, entre os quais, Kafka (2000), Rancière (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), Marx (1989). A pesquisa documental apoiou-se na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação (lei nº 9.394). Espera-se que a análise provoque indagações acerca das lutas sociais no âmbito da educação. Enfim, cabe à educação possibilitar ao indivíduo, pela construção do conhecimento, refletir e usar a legislação, bem como transformar sua realidade mediante o interesse coletivo.Palavras-chave: Educação. Sociedade. Legislação. Brasil. Kafka Kafka‘s school: Brazil’s education legislation and its reflection on societyAbstract: The study aims to analyze Brazil’s educational legislation and its reflection on society based on a parable by Kafka – “The Problem of Our Laws” – as discursive support. The research is qualitative, documentary and bibliographic, and refers to authors such as: Kafka (2000), Ranciére (2004), Antunes (2012), Charlot (2013), and Marx (1989), among others. Documentary research was supported by the LDB - Law of Educational Guidelines and Bases (Law # 9394/96). It is expected that the analysis will raise issues related to social struggles originated in Education. It may be concluded that it is an educational responsibility to enable people, through knowledge building, to reflect and use the legislation, as well as to transform their reality through collective interest.Keywords: Education. Society. Legislation. Brazil. Kafka
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/924/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 11 n. 25 (2019): Políticas educacionais, formação de professores e perspectivas críticas na pesquisa em educação; 325-343
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890352802824192