A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcia Guimarães Oliveira de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Resende, Marilene Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313
Resumo: O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente.  
id UEMG-2_e24e3852e4799783b4fd6ff164598c13
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling A organização do ensino em cursos de Pedagogia EADEducação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente.  EDUEMG2013-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/31310.24934/eef.v16i22.313Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 45-712317-00931519-332210.24934/eef.v16i22reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313/310Souza, Márcia Guimarães Oliveira deResende, Marilene Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/313Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
title A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
spellingShingle A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
Souza, Márcia Guimarães Oliveira de
Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.
title_short A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
title_full A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
title_fullStr A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
title_full_unstemmed A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
title_sort A organização do ensino em cursos de Pedagogia EAD
author Souza, Márcia Guimarães Oliveira de
author_facet Souza, Márcia Guimarães Oliveira de
Resende, Marilene Ribeiro
author_role author
author2 Resende, Marilene Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcia Guimarães Oliveira de
Resende, Marilene Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.
topic Educação a Distância. Formação de Pedagogos. Mediação Didático-pedagógica. Interação.
description O objetivo do estudo é investigar como o professor organiza o ensino na modalidade EaD com vistas à mediação didático-pedagógica, especialmente nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Para a realização do estudo, foram inicialmente selecionadas duas Instituições de Ensino Superior -IES que oferecem o curso de Pedagogia – EaD, situadas no Triangulo Mineiro, no estado de Minas Gerais; uma IES pública e uma IES privada. Desenvolvido numa abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, usando, para a análise dos dados, a técnica de triangulação de fontes. A fundamentação teórica sobre a mediação e a atividade de ensino está apoiada em Vigotski e em seus parceiros, Luria e Leontiev, dentre outros. Os resultados demonstraram que organização das atividades de ensino está submetida a determinações verticalizadas, que engessam e fragmentam a atuação docente, não dando ao professor oportunidade de realizar a mediação didático-pedagógica apropriadamente.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313
10.24934/eef.v16i22.313
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313
identifier_str_mv 10.24934/eef.v16i22.313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/313/310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 16 No. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71
Educação em Foco; Vol. 16 Núm. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71
Educação em Foco; v. 16 n. 22 (2013): Educação em Foco; 45-71
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v16i22
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468858318848