INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VALENTE, Andressa Dalólio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: RAMPANI, Emanuela, ARAUJO, Mariane Castardo, MORAES, Ana Maria Silveira Machado de, TORRESAN, Clarissa, REIS, Marcela Funaki dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898
Resumo: A Síndrome do X- Frágil (SXF) é uma doença genética ocasionada pela inativação do gene FMR1 que deixa de expressar a proteína FMRP. Caracterizando a mutação completa do gene. Essa condição leva a um distúrbio do neurodesenvolvimento do paciente, sendo esta a principal causa de retardo mental no mundo.As características fenotípicas clinicamente sugestivas são inespecíficas dificultando o diagnóstico clínico. Dessa forma, objetivamos, neste estudo, diagnosticar por meio de reação em cadeia da polimerase de triagem (PCR-T) jovens maiores de 18 anos com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X- Frágil. Esta pesquisa trata- se de um estudo transversal de caráter clínico e experimental realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá, Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá- LAGeM, e o Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar. No qual serão selecionados os pacientes clinicamente diagnosticados com deficiência intelectual idiopática maiores de 18 anos, que serão submetidos a coleta de células da mucosa bucal, seguido de análise por PCR. Esses dados serão analisados estatisticamente e organizados em planilha do Excel®. Espera- se, portanto,com o presente projeto, diagnosticar os pacientes com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X frágil, utilizando a PCR.
id UNICESU -1_fc5734d6869ea6c4ada7663ededec33c
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3898
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)Aconselhamento genéticoGene FMR1Retardo mentalA Síndrome do X- Frágil (SXF) é uma doença genética ocasionada pela inativação do gene FMR1 que deixa de expressar a proteína FMRP. Caracterizando a mutação completa do gene. Essa condição leva a um distúrbio do neurodesenvolvimento do paciente, sendo esta a principal causa de retardo mental no mundo.As características fenotípicas clinicamente sugestivas são inespecíficas dificultando o diagnóstico clínico. Dessa forma, objetivamos, neste estudo, diagnosticar por meio de reação em cadeia da polimerase de triagem (PCR-T) jovens maiores de 18 anos com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X- Frágil. Esta pesquisa trata- se de um estudo transversal de caráter clínico e experimental realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá, Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá- LAGeM, e o Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar. No qual serão selecionados os pacientes clinicamente diagnosticados com deficiência intelectual idiopática maiores de 18 anos, que serão submetidos a coleta de células da mucosa bucal, seguido de análise por PCR. Esses dados serão analisados estatisticamente e organizados em planilha do Excel®. Espera- se, portanto,com o presente projeto, diagnosticar os pacientes com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X frágil, utilizando a PCR.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-07T13:45:03Z2020-01-07T13:45:03Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898porVALENTE, Andressa DalólioRAMPANI, EmanuelaARAUJO, Mariane CastardoMORAES, Ana Maria Silveira Machado deTORRESAN, ClarissaREIS, Marcela Funaki dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:24:56ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
title INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
spellingShingle INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
VALENTE, Andressa Dalólio
Aconselhamento genético
Gene FMR1
Retardo mental
title_short INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
title_full INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
title_fullStr INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
title_full_unstemmed INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
title_sort INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL IDIOPÁTICA PARA SÍNDROME DO X - FRÁGIL POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE DE TRIAGEM (PCR - T)
author VALENTE, Andressa Dalólio
author_facet VALENTE, Andressa Dalólio
RAMPANI, Emanuela
ARAUJO, Mariane Castardo
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
TORRESAN, Clarissa
REIS, Marcela Funaki dos
author_role author
author2 RAMPANI, Emanuela
ARAUJO, Mariane Castardo
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
TORRESAN, Clarissa
REIS, Marcela Funaki dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VALENTE, Andressa Dalólio
RAMPANI, Emanuela
ARAUJO, Mariane Castardo
MORAES, Ana Maria Silveira Machado de
TORRESAN, Clarissa
REIS, Marcela Funaki dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aconselhamento genético
Gene FMR1
Retardo mental
topic Aconselhamento genético
Gene FMR1
Retardo mental
description A Síndrome do X- Frágil (SXF) é uma doença genética ocasionada pela inativação do gene FMR1 que deixa de expressar a proteína FMRP. Caracterizando a mutação completa do gene. Essa condição leva a um distúrbio do neurodesenvolvimento do paciente, sendo esta a principal causa de retardo mental no mundo.As características fenotípicas clinicamente sugestivas são inespecíficas dificultando o diagnóstico clínico. Dessa forma, objetivamos, neste estudo, diagnosticar por meio de reação em cadeia da polimerase de triagem (PCR-T) jovens maiores de 18 anos com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X- Frágil. Esta pesquisa trata- se de um estudo transversal de caráter clínico e experimental realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maringá, Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá- LAGeM, e o Laboratório de Biologia Molecular do Centro Universitário Cesumar – UniCesumar. No qual serão selecionados os pacientes clinicamente diagnosticados com deficiência intelectual idiopática maiores de 18 anos, que serão submetidos a coleta de células da mucosa bucal, seguido de análise por PCR. Esses dados serão analisados estatisticamente e organizados em planilha do Excel®. Espera- se, portanto,com o presente projeto, diagnosticar os pacientes com deficiência intelectual idiopática para síndrome do X frágil, utilizando a PCR.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-07T13:45:03Z
2020-01-07T13:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771961223675904