DIREITO EDUCACIONAL E A SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Nábia Issa Martins
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MOTTA, Ivan Dias da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6115
Resumo: Tendo por base a análise do mundo globalizado e a constante busca de soluções, o presente trabalho terá por base uma análise da responsabilidade social, mais especificamente focada dentro do Direito Educacional. A pesquisa, por sua vez, se dará através da busca de dados que mostrem a relevância da responsabilidade social como um todo e os possíveis reflexos que ela acarreta dentro do direito educacional. Consequentemente, um dos aspectos para um melhor desenvolvimento da educação e da sua relação com a responsabilidade social é a real necessidade de auto-desenvolvimento tecnológico que é frequentemente exigido. Para se chegar a este desenvolvimento, contudo, é necessária uma busca pacificadora entre a construção pedagógica e as inovações tecnológicas quando devidamente colocadas à disposição de todos àqueles envolvidos no processo educacional. entretanto, há que se notar que a questão que não deve cair na inobservância é o fato de que por trás de todo esse processo encontra-se a figura mais importante, que é a do criador, muitas vezes materializada na figura do profissional que lida com o Direito Educacional. Sendo indispensável, portanto, a sua proteção jurídica no que diz respeito à sua produção, dentre a qual, se situa a proteção intelectual, por exemplo. O que se tem em vista, sobretudo, é o exaustivo estudo do direito educacional e a relação direta que ele possui com a responsabilidade social, a fim de facilitar o relacionamento da sociedade e, até propositura da mudança de paradigmas através de soluções viáveis para a coletividade e para o bem- estar geral. Portanto, a fim de que se realizem todas essas construções e constatações, as atenções estarão voltadas para a metodologia survey exploratória, que consiste na investigação de hipóteses e, com base nessa investigação, tentar propor, se possível, soluções viáveis para os dados coletados. Basicamente, a coleta dos dados referentes ao tema se dará juntamente com órgãos que trabalham com a educação no país, tais como MEC, INEP etc. Além do mais, também haverá a busca de material de apoio em doutrinas co-relacionadas para que o trabalho se solidifique. Continuamente a isso, o manuseio de tais dados se dará de forma direta e objetiva para que, finalmente, sejam redigidos os artigos de forma a explanar os conhecimentos adquiridos.
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