A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula. |
id |
UNICESU -1_ff4371550e0d1b9b788ac7106d3fce7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4903 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PRCurrículoEnsino de ciênciasSéries iniciaisEste trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-05T11:56:53Z2020-02-05T11:56:53Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903porSCHEIFELE, AlexandreSTRIEDER, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:39:03ZRepositório InstitucionalPRI |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
title |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
spellingShingle |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR SCHEIFELE, Alexandre Currículo Ensino de ciências Séries iniciais |
title_short |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
title_full |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
title_fullStr |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
title_full_unstemmed |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
title_sort |
A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O CASO DE CASCAVEL-PR |
author |
SCHEIFELE, Alexandre |
author_facet |
SCHEIFELE, Alexandre STRIEDER, Dulce Maria |
author_role |
author |
author2 |
STRIEDER, Dulce Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHEIFELE, Alexandre STRIEDER, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino de ciências Séries iniciais |
topic |
Currículo Ensino de ciências Séries iniciais |
description |
Este trabalho de pesquisa buscou analisar a construção do currículo para as séries iniciais do Ensino Fundamental do município de Cascavel,Paraná. O currículo como documento norteador do ensino e da aprendizagem deve estar em constante construção/reestruturação, para se adequar as novas metodologias, teorias e técnicas didáticas,mantendo-se como espaço de democratização do ensino. Justifica-se,portanto,as inúmeras pesquisas sobre esse assunto, revelando as falhas, fragilidades, limites e possibilidades dos currículos escolares em suas diversas instâncias. O presente trabalho buscou evidenciar como ocorreu a construção do Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel sinalizando para outros trabalhos, um rico campo de pesquisas, uma vez que o currículo citado é novo, e está em vigor desde 2008. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise documental. Tal análise indicou, como um dos resultados, que os autores do currículo se preocuparam em fundamentar a concepção teórica/filosófica, baseados no método materialista- histórico- dialético e a concepção de desenvolvimento humano baseados na psicologia histórico- crítica. Tal fundamentação proporcionou um documento prolixo que fornece uma ampla base teórica para o trabalho em sala de aula. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-05T11:56:53Z 2020-02-05T11:56:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1747771964175417344 |