A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6643
Resumo: O presente trabalho é fundamentado na visão interacionista e sócio-histórica de linguagem. Nesta perspectiva objetiva-se abordar a interação e a mediação na construção da escrita, ressaltando aspectos destes, concernentes para o desenvolvimento da escrita enquanto construção, interação e prática social, também, por conseguinte como prática para a construção do letramento. Assim, com uma abordagem bibliográfica qualitativa, norteada pela concepção de linguagem enquanto fenômeno social, histórico e ideológico, ressalta-se a relevância das interações sociais e consequentemente de mediações, diálogos e dialogismos para internalização (constituição dos Processos Psicológicos Superiores), monologização da consciência, para a construção e apropriação da escrita também enquanto condição e estado de letramento.
id UNICESU-1_0381790ec08d145742dbb2ea4420010d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6643
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTOInteraçãoEscritaLetramentoO presente trabalho é fundamentado na visão interacionista e sócio-histórica de linguagem. Nesta perspectiva objetiva-se abordar a interação e a mediação na construção da escrita, ressaltando aspectos destes, concernentes para o desenvolvimento da escrita enquanto construção, interação e prática social, também, por conseguinte como prática para a construção do letramento. Assim, com uma abordagem bibliográfica qualitativa, norteada pela concepção de linguagem enquanto fenômeno social, histórico e ideológico, ressalta-se a relevância das interações sociais e consequentemente de mediações, diálogos e dialogismos para internalização (constituição dos Processos Psicológicos Superiores), monologização da consciência, para a construção e apropriação da escrita também enquanto condição e estado de letramento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-22T12:39:13Z2007-10-232021-01-22T12:39:13Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6643porSEMECHECHEM, Jakeline Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:50:52Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6643Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:50:52Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
title A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
spellingShingle A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Interação
Escrita
Letramento
title_short A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
title_full A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
title_fullStr A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
title_sort A INTERAÇÃO E A MEDIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA: PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO
author SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
author_facet SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Escrita
Letramento
topic Interação
Escrita
Letramento
description O presente trabalho é fundamentado na visão interacionista e sócio-histórica de linguagem. Nesta perspectiva objetiva-se abordar a interação e a mediação na construção da escrita, ressaltando aspectos destes, concernentes para o desenvolvimento da escrita enquanto construção, interação e prática social, também, por conseguinte como prática para a construção do letramento. Assim, com uma abordagem bibliográfica qualitativa, norteada pela concepção de linguagem enquanto fenômeno social, histórico e ideológico, ressalta-se a relevância das interações sociais e consequentemente de mediações, diálogos e dialogismos para internalização (constituição dos Processos Psicológicos Superiores), monologização da consciência, para a construção e apropriação da escrita também enquanto condição e estado de letramento.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-22T12:39:13Z
2021-01-22T12:39:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6643
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309701606342656