ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESTUDO NO CURSO DE DIREITO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEDÊ, Judith Apda de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6671
Resumo: Abundam na mídia informações sobre o péssimo desempenho brasileiro nos testes internacionais de leitura. Também não faltam comentários sobre a proliferação de cursos de Direito com baixa qualidade. Nesta conjuntura, ressalta a questão da leitura, sempre muito preocupante. Os alunos pouco ou nada lêem e que, quando o fazem, restringem-se a um baixo nível de compreensão. Assim, o problema é o do resgate da leitura nos bancos universitários, a partir da vivência coletiva e da cosmovisão artística e interdisciplinar, posto que a leitura dialoga com diversas outras áreas do conhecimento. Para tanto, este projeto, posto em prática na disciplina de Comunicação e Investigação Científica, tem por escopo explorar questões relacionadas à leitura aliando-a à expressão oral, visando expansão e aprimoramento do conhecimento acadêmico. Os métodos utilizados são os mais comuns em pesquisa jurídica: o indutivo, o dialético e o sistêmico. Tal opção se deve à coleta dos dados resultante do teste de nivelamento aplicado pela instituição e na disciplina, Comunicação e Investigação Científica, ministrada aos acadêmicos do 1º ano de Direito. A parrtir da constatação dos problemas, partiu-se para a tentativa de saneamento com solicitações de leituras interessantes, produções escritas, proposição de pesquisas, debates e dramatizações, acompanhadas de aulas de teatro em período contrário. Um dos focos da disciplina é a formação mais completa do acadêmico,a formação em humanidades. Pretende-se dinamizar o processo de leitura com a conseqüente transformação do aluno em cidadão, em falante e em leitor da sua própria língua e da ciência jurídica.
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