O AFRO-BRASILEIRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6613 |
Resumo: | Subsidiado pela teoria lingüística enunciativa a partir dos pressupostos de Bakhtin, pelas orientações teórico-metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por estudos a respeito do racismo na educação e da representação de grupos minoritários em livros didáticos, esta pesquisa objetivou refletir sobre como a representação social de pessoas pertencentes ao grupo étnico-racial negro e pardo se apresenta no livro didático de língua materna e, ainda, no modo como os efeitos desta representação possivelmente se manifestam em alunos que estão na idade de formação de valores (6 a 10 anos). Depois de analisar três coleções didáticas, tendo por enfoque o texto verbal, observou-se que existe uma retratação da realidade dos afrodescendentes em que se considera a sua participação na composição populacional brasileira, bem como sua presença e/ou atuação no desenvolvimento do país. Também se verificou, ainda, que a presença de negros e pardos, na produção didática, se dá predominantemente mediante a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro. |
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O AFRO-BRASILEIRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTALAfrodescendenteDIversidade étnico-culturalRepresentação socialLivro-didáticoSubsidiado pela teoria lingüística enunciativa a partir dos pressupostos de Bakhtin, pelas orientações teórico-metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por estudos a respeito do racismo na educação e da representação de grupos minoritários em livros didáticos, esta pesquisa objetivou refletir sobre como a representação social de pessoas pertencentes ao grupo étnico-racial negro e pardo se apresenta no livro didático de língua materna e, ainda, no modo como os efeitos desta representação possivelmente se manifestam em alunos que estão na idade de formação de valores (6 a 10 anos). Depois de analisar três coleções didáticas, tendo por enfoque o texto verbal, observou-se que existe uma retratação da realidade dos afrodescendentes em que se considera a sua participação na composição populacional brasileira, bem como sua presença e/ou atuação no desenvolvimento do país. Também se verificou, ainda, que a presença de negros e pardos, na produção didática, se dá predominantemente mediante a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T19:15:50Z2007-09-232021-01-21T19:15:50Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6613porRIBEIRO, Giselle RodriguesMENEGASSI, Renilson Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-07T18:56:32Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6613Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-07T18:56:32Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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