O AFRO-BRASILEIRO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Giselle Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MENEGASSI, Renilson José
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6613
Resumo: Subsidiado pela teoria lingüística enunciativa a partir dos pressupostos de Bakhtin, pelas orientações teórico-metodológicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e por estudos a respeito do racismo na educação e da representação de grupos minoritários em livros didáticos, esta pesquisa objetivou refletir sobre como a representação social de pessoas pertencentes ao grupo étnico-racial negro e pardo se apresenta no livro didático de língua materna e, ainda, no modo como os efeitos desta representação possivelmente se manifestam em alunos que estão na idade de formação de valores (6 a 10 anos). Depois de analisar três coleções didáticas, tendo por enfoque o texto verbal, observou-se que existe uma retratação da realidade dos afrodescendentes em que se considera a sua participação na composição populacional brasileira, bem como sua presença e/ou atuação no desenvolvimento do país. Também se verificou, ainda, que a presença de negros e pardos, na produção didática, se dá predominantemente mediante a consideração de um afrodescendente fictício, produto do discurso social, como é o caso de personagens da literatura infanto-juvenil ou do folclore brasileiro.
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