O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Pamela
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: OLIVEIRA, Verônica Rosemary de, PALAORO, Greyze Maria, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1753
Resumo: Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.
id UNICESU-1_0b6a33b88c639c95170fabb35fe9e407
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1753
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTESCiências HumanasLicenciatura em MatemáticaAlunos concluintesFormação inicialEste artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-16T19:11:29Z2019-08-16T19:11:29Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1753porGONÇALVES, PamelaOLIVEIRA, Verônica Rosemary dePALAORO, Greyze MariaMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T16:45:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1753Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T16:45:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
spellingShingle O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
GONÇALVES, Pamela
Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
title_short O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_full O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_fullStr O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_full_unstemmed O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
title_sort O PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS CONCLUINTES
author GONÇALVES, Pamela
author_facet GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
PALAORO, Greyze Maria
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
PALAORO, Greyze Maria
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
PALAORO, Greyze Maria
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
topic Ciências Humanas
Licenciatura em Matemática
Alunos concluintes
Formação inicial
description Este artigo objetiva estabelecer relações entre as Ciências Humanas e o curso de Licenciatura em Matemática, mediante a percepção dos discentes. A amostra utilizada é composta por 26 alunos formandos dos cursos de licenciatura plena em Matemática (presencial) da região Oeste do Paraná, mais precisamente nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu e Assis Chateaubriand. A análise metodológica dos dados seguiu as orientações da Bardin (2016). A categoria aqui utilizada faz parte da análise dos dados de uma dissertação de mestrado em desenvolvimento. Os dados coletados corroboram com estudos sobre a insuficiência ou ausência de diálogo entre as Ciências Humanas e a Matemática, aos quais atribuímos como conhecimentos específicos e pedagógicos. Tais estudos, revelam significativa preocupação quanto à falta de articulação entre conhecimentos específicos matemáticos e pedagógicos no processo de formação do futuro professor de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-16T19:11:29Z
2019-08-16T19:11:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1753
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098722180988928