INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GORTE, Ana Carolina
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9041
Resumo: A inclusão na educação no cenário nacional, se torna um tema de discussões após influência estrangeira, vindo ocorrer de maneira assídua no final da década de 1950 e início da década de 1960, se tornando um importante tema a ser discutido ainda nos dias de hoje. Levando em conta essa necessidade, o presente estudo visa levantar pontos positivos e algumas lacunas existentes na formação dos professores durante a graduação, visto que a responsabilidade sobre os alunos com deficiência recai sobre eles em sala de aula. O estudo apresentará uma pesquisa realizada com graduandos do curso de Pedagogia, os dados serão coletados por meio de questionário do Google Forms, onde serão vistas as concepções dos alunos sobre assuntos referentes à inclusão, como consideram que os conteúdos aprendidos durante a graduação estão auxiliando em sua prática escolar, propondo com base em suas respostas novas discussões a serem abordadas durante a graduação, visando um melhor preparo desses profissionais.
id UNICESU-1_0f4788e4ff2c471c8e4848d73dff200f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9041
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORESFormação inclusivaGraduaçãoInclusão educacionalA inclusão na educação no cenário nacional, se torna um tema de discussões após influência estrangeira, vindo ocorrer de maneira assídua no final da década de 1950 e início da década de 1960, se tornando um importante tema a ser discutido ainda nos dias de hoje. Levando em conta essa necessidade, o presente estudo visa levantar pontos positivos e algumas lacunas existentes na formação dos professores durante a graduação, visto que a responsabilidade sobre os alunos com deficiência recai sobre eles em sala de aula. O estudo apresentará uma pesquisa realizada com graduandos do curso de Pedagogia, os dados serão coletados por meio de questionário do Google Forms, onde serão vistas as concepções dos alunos sobre assuntos referentes à inclusão, como consideram que os conteúdos aprendidos durante a graduação estão auxiliando em sua prática escolar, propondo com base em suas respostas novas discussões a serem abordadas durante a graduação, visando um melhor preparo desses profissionais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-11-29T13:33:57Z2021-11-29T13:33:57Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2594-4991Presencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9041porGORTE, Ana CarolinaROSARIO, Gabriela Chem de Souza doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-11-30T06:01:36Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9041Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-30T06:01:36Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
title INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
spellingShingle INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
GORTE, Ana Carolina
Formação inclusiva
Graduação
Inclusão educacional
title_short INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
title_full INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
title_fullStr INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
title_sort INCLUSÃO EDUCACIONAL: UM ESTUDO SOBRE A INFLUÊNCIA DA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA FORMAÇÃO INCLUSIVA DOS PROFESSORES
author GORTE, Ana Carolina
author_facet GORTE, Ana Carolina
ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do
author_role author
author2 ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GORTE, Ana Carolina
ROSARIO, Gabriela Chem de Souza do
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inclusiva
Graduação
Inclusão educacional
topic Formação inclusiva
Graduação
Inclusão educacional
description A inclusão na educação no cenário nacional, se torna um tema de discussões após influência estrangeira, vindo ocorrer de maneira assídua no final da década de 1950 e início da década de 1960, se tornando um importante tema a ser discutido ainda nos dias de hoje. Levando em conta essa necessidade, o presente estudo visa levantar pontos positivos e algumas lacunas existentes na formação dos professores durante a graduação, visto que a responsabilidade sobre os alunos com deficiência recai sobre eles em sala de aula. O estudo apresentará uma pesquisa realizada com graduandos do curso de Pedagogia, os dados serão coletados por meio de questionário do Google Forms, onde serão vistas as concepções dos alunos sobre assuntos referentes à inclusão, como consideram que os conteúdos aprendidos durante a graduação estão auxiliando em sua prática escolar, propondo com base em suas respostas novas discussões a serem abordadas durante a graduação, visando um melhor preparo desses profissionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T13:33:57Z
2021-11-29T13:33:57Z
2021-10-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2594-4991
Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9041
identifier_str_mv 2594-4991
Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309682659622912