AÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ATENDIMENTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISÃO DOS EDUCADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Débora Prado da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Perspectivas em Psicologia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28558
Resumo: No Brasil, a permanência dos alunos com deficiência na sala regular aparece a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estudo objetivou identificar ações desenvolvidas pelas escolas públicas de Uberaba/MG em atendimento à demanda de inclusão educacional, na visão dos educadores. Foi realizado análise de conteúdo de cinco entrevistas de professores de ensino fundamental de escolas públicas. Identificou-se três categorias a partir das falas dos professores, sendo elas: Despreparo para a inclusão; Abertura para inclusão; Assistência aos professores. As escolas e os professores muitas vezes não estão preparados para o processo inclusivo e os profissionais sabem disso; mas eles utilizam de diversos recursos, sendo que alguns são criados por eles para conseguir atender os alunos inclusos.
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