AÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ATENDIMENTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISÃO DOS EDUCADORES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Perspectivas em Psicologia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28558 |
Resumo: | No Brasil, a permanência dos alunos com deficiência na sala regular aparece a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estudo objetivou identificar ações desenvolvidas pelas escolas públicas de Uberaba/MG em atendimento à demanda de inclusão educacional, na visão dos educadores. Foi realizado análise de conteúdo de cinco entrevistas de professores de ensino fundamental de escolas públicas. Identificou-se três categorias a partir das falas dos professores, sendo elas: Despreparo para a inclusão; Abertura para inclusão; Assistência aos professores. As escolas e os professores muitas vezes não estão preparados para o processo inclusivo e os profissionais sabem disso; mas eles utilizam de diversos recursos, sendo que alguns são criados por eles para conseguir atender os alunos inclusos. |
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