AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente. |
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AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA E SEGUNDA LÍNGUA: UM ESTUDO DE CASO DE PACIENTE BILÍNGUE (INGLÊS-PORTUGUÊS)FonoaudiologiaBilinguismoLinguagemO presente trabalho teve por objetivo descrever os resultados de indivíduo bilíngue em teste de inventário fonético, teste de nomeação rápida e teste de memória de trabalho fonológico, todos aplicados em português, isto é, segunda língua do paciente avaliado. Métodos: foi realizada avaliação audiológica por meio de audiometria e avaliação fonoaudiológica por meio da aplicação do Teste de avaliação de inventário fonético - ABFW, Teste de Nomeação Rápida - RAN e Teste de Memória de Trabalho Fonológico – MTF. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade Ingá, mediante protocolo nº 1.030.333. Resultados: observando os resultados apresentados nos testes aplicados, percebe-se que o paciente apresenta bom desenvolvimento nas habilidades comunicativas avaliadas em sua segunda língua, evidenciando que, nesse caso, o paciente não apresenta déficit nas habilidades avaliadas em decorrência do bilinguismo. Conclusão: a pesquisa revelou que a fonoaudiologia trouxe avanço no desenvolvimento de linguagem do paciente, de forma que na época em que a fonoterapia foi realizada o paciente estava adquirindo a língua materna (inglês) e que atualmente o paciente adquiriu uma segunda língua (português). Por meio desse trabalho, foi possível observar que o paciente apresenta bom desenvolvimento de habilidades comunicativas no português, evidenciando que, no estudo de caso realizado, o bilinguismo não trouxe prejuízos nesses aspectos ao paciente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-27T19:38:33Z2019-11-27T19:38:33Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3180porPRZYBYSZ, Débora CristinaFELICIO JUNIOR, Alfeu LindolfoVIEIRA, Luciana Fracalossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3180Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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