ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476 |
Resumo: | O objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo. |
id |
UNICESU-1_1bcceb46162b01413ffc677c56ca4589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9476 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19Infecções por coronavírusAprendizagem onlineEducação SuperiorO objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T20:15:55Z2022-04-05T20:15:55Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476porEncontro Internacional de Produção CientíficaLORENCETE, Daniel ValquesBUZZO, Lucas SonodaCAVALINI, Gustavo RochaOGATHA, Bruno HidekiOLIVEIRA, William Tiago deCHARLO, Patrícia Bossolaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:55:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9476Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:55:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
title |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
spellingShingle |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 LORENCETE, Daniel Valques Infecções por coronavírus Aprendizagem online Educação Superior |
title_short |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
title_full |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
title_fullStr |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
title_full_unstemmed |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
title_sort |
ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 |
author |
LORENCETE, Daniel Valques |
author_facet |
LORENCETE, Daniel Valques BUZZO, Lucas Sonoda CAVALINI, Gustavo Rocha OGATHA, Bruno Hideki OLIVEIRA, William Tiago de CHARLO, Patrícia Bossolani |
author_role |
author |
author2 |
BUZZO, Lucas Sonoda CAVALINI, Gustavo Rocha OGATHA, Bruno Hideki OLIVEIRA, William Tiago de CHARLO, Patrícia Bossolani |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LORENCETE, Daniel Valques BUZZO, Lucas Sonoda CAVALINI, Gustavo Rocha OGATHA, Bruno Hideki OLIVEIRA, William Tiago de CHARLO, Patrícia Bossolani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infecções por coronavírus Aprendizagem online Educação Superior |
topic |
Infecções por coronavírus Aprendizagem online Educação Superior |
description |
O objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-05T20:15:55Z 2022-04-05T20:15:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098726357467136 |