ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LORENCETE, Daniel Valques
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: BUZZO, Lucas Sonoda, CAVALINI, Gustavo Rocha, OGATHA, Bruno Hideki, OLIVEIRA, William Tiago de, CHARLO, Patrícia Bossolani
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476
Resumo: O objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo.
id UNICESU-1_1bcceb46162b01413ffc677c56ca4589
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9476
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19Infecções por coronavírusAprendizagem onlineEducação SuperiorO objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-05T20:15:55Z2022-04-05T20:15:55Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476porEncontro Internacional de Produção CientíficaLORENCETE, Daniel ValquesBUZZO, Lucas SonodaCAVALINI, Gustavo RochaOGATHA, Bruno HidekiOLIVEIRA, William Tiago deCHARLO, Patrícia Bossolaniinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:55:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9476Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:55:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
title ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
spellingShingle ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
LORENCETE, Daniel Valques
Infecções por coronavírus
Aprendizagem online
Educação Superior
title_short ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
title_full ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
title_fullStr ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
title_full_unstemmed ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
title_sort ADAPTAÇÕES NA METODOLOGIA DE ENSINO OBSERVADAS PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA FRENTE AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
author LORENCETE, Daniel Valques
author_facet LORENCETE, Daniel Valques
BUZZO, Lucas Sonoda
CAVALINI, Gustavo Rocha
OGATHA, Bruno Hideki
OLIVEIRA, William Tiago de
CHARLO, Patrícia Bossolani
author_role author
author2 BUZZO, Lucas Sonoda
CAVALINI, Gustavo Rocha
OGATHA, Bruno Hideki
OLIVEIRA, William Tiago de
CHARLO, Patrícia Bossolani
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LORENCETE, Daniel Valques
BUZZO, Lucas Sonoda
CAVALINI, Gustavo Rocha
OGATHA, Bruno Hideki
OLIVEIRA, William Tiago de
CHARLO, Patrícia Bossolani
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções por coronavírus
Aprendizagem online
Educação Superior
topic Infecções por coronavírus
Aprendizagem online
Educação Superior
description O objetivo da seguinte pesquisa foi compreender a percepção dos acadêmicos do curso de medicina frente às adaptações ocasionadas em seu método de ensino devido a pandemia do novo coronavírus. O trabalho possui cerne exploratório com abordagem qualitativa, o projeto foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior privada, localizada em uma cidade no noroeste do Paraná, na qual possui o curso de medicina que se adaptou às exigências do Ministério da Saúde e Educação para a elaboração de aulas remotas. O trabalho possui um total de 120 participantes, com idades variando de 18 e 39 anos, sendo 84 do sexo feminino e 36 do masculino. Dentre os achados da pesquisa, foram reconhecidas fragilidades, dentre elas, a redução de vínculo entre alunos e professores impactando assim no processo de aprendizado dos acadêmicos, além da necessidade de aquisição de materiais necessários para continuar as atividades de maneira remota, como webcam para estar sincronizado com os professores e colegas de sala e a adesão de um plano de internet melhor para o suporte necessário. Por outro lado, temos o reconhecimento das potencialidades, como por exemplo a utilização de novas tecnologias que facilitou a metodologia de ensino, deixando o estudo mais dinâmico e flexível. Portanto, é notório que o ensino sofreu alterações nessa transição, no entanto, com os avanços tecnológicos foi possível que os discentes dessem sequência no ano letivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-05T20:15:55Z
2022-04-05T20:15:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098726357467136