ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SILVA, Leda Maria Messias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735
Resumo: O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e alertar para o combate do Assédio Moral no ambiente laboral do funcionalismo público. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como o assédio moral prejudica as relações de trabalho dentro dos ambientes laborais públicos. Essa coação pode ser feita de tal forma a refletir - se negativamente no trabalho e na função pública, que tem como norte a moralidade e eficiência, colocando os servidores muitas vezes em caráter de trabalho precário e, inclusive, o próprio serviço público. Constata - se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos, que o assédio ocorre nos mais diversos ramos da administração pública. Um servidor assediado não onsegue exercer suas funções devidamente tendo como consequências a quebra do princípio da eficiência. Objetiva - se ainda neste trabalho verificar quão grandes são os impactos que o assédio causa nos servidores e na dignidade da função pública, podendo causar danos irreversíveis ao assediado. Outrossim, pretende - se demonstrar a falta de políticas de combate e prevenção ao assédio moral na administração pública, tendo como escopo auxiliar na identificação do assédio e ofensa que esse causa a administração pública, prejudica até mesmo o usuário dos serviços. Faz - se necessário levar a informação de combate e prevenção do assédio moral aos servidores, pois este é um câncer nas relações de trabalho, com efeitos para todos os envolvidos. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografias sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos como método estatístico. Utilizar- se - á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações no ambiente laboral público, para assim buscar uma maneira efetiva de combate e prevenção.
id UNICESU-1_24fe6db889af28a5d09bb718f6e103f3
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2735
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICOAmbiente laboralAssédio moralDignidade da pessoa humanaViolência institucional públicaO objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e alertar para o combate do Assédio Moral no ambiente laboral do funcionalismo público. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como o assédio moral prejudica as relações de trabalho dentro dos ambientes laborais públicos. Essa coação pode ser feita de tal forma a refletir - se negativamente no trabalho e na função pública, que tem como norte a moralidade e eficiência, colocando os servidores muitas vezes em caráter de trabalho precário e, inclusive, o próprio serviço público. Constata - se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos, que o assédio ocorre nos mais diversos ramos da administração pública. Um servidor assediado não onsegue exercer suas funções devidamente tendo como consequências a quebra do princípio da eficiência. Objetiva - se ainda neste trabalho verificar quão grandes são os impactos que o assédio causa nos servidores e na dignidade da função pública, podendo causar danos irreversíveis ao assediado. Outrossim, pretende - se demonstrar a falta de políticas de combate e prevenção ao assédio moral na administração pública, tendo como escopo auxiliar na identificação do assédio e ofensa que esse causa a administração pública, prejudica até mesmo o usuário dos serviços. Faz - se necessário levar a informação de combate e prevenção do assédio moral aos servidores, pois este é um câncer nas relações de trabalho, com efeitos para todos os envolvidos. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografias sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos como método estatístico. Utilizar- se - á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações no ambiente laboral público, para assim buscar uma maneira efetiva de combate e prevenção.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-13T18:54:54Z2019-11-13T18:54:54Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735porNASCIMENTO, Alvinno Luiz doSILVA, Leda Maria Messias dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:48:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2735Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:48:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
title ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
spellingShingle ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
Ambiente laboral
Assédio moral
Dignidade da pessoa humana
Violência institucional pública
title_short ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
title_full ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
title_fullStr ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
title_full_unstemmed ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
title_sort ASSÉDIO MORAL NO FUNCIONALISMO PÚBLICO
author NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
author_facet NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
SILVA, Leda Maria Messias da
author_role author
author2 SILVA, Leda Maria Messias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, Alvinno Luiz do
SILVA, Leda Maria Messias da
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente laboral
Assédio moral
Dignidade da pessoa humana
Violência institucional pública
topic Ambiente laboral
Assédio moral
Dignidade da pessoa humana
Violência institucional pública
description O objetivo do presente projeto será conceituar, identificar e alertar para o combate do Assédio Moral no ambiente laboral do funcionalismo público. A propositura dessa pesquisa, objetiva explicar como o assédio moral prejudica as relações de trabalho dentro dos ambientes laborais públicos. Essa coação pode ser feita de tal forma a refletir - se negativamente no trabalho e na função pública, que tem como norte a moralidade e eficiência, colocando os servidores muitas vezes em caráter de trabalho precário e, inclusive, o próprio serviço público. Constata - se por apontamentos da própria mídia e dados estatísticos, que o assédio ocorre nos mais diversos ramos da administração pública. Um servidor assediado não onsegue exercer suas funções devidamente tendo como consequências a quebra do princípio da eficiência. Objetiva - se ainda neste trabalho verificar quão grandes são os impactos que o assédio causa nos servidores e na dignidade da função pública, podendo causar danos irreversíveis ao assediado. Outrossim, pretende - se demonstrar a falta de políticas de combate e prevenção ao assédio moral na administração pública, tendo como escopo auxiliar na identificação do assédio e ofensa que esse causa a administração pública, prejudica até mesmo o usuário dos serviços. Faz - se necessário levar a informação de combate e prevenção do assédio moral aos servidores, pois este é um câncer nas relações de trabalho, com efeitos para todos os envolvidos. Para tanto será utilizada a pesquisa teórica, fundamentada em bibliografias sobre o tema, jurisprudências, fatos e acontecimentos relatados pela mídia, conjugando estes levantamentos como método estatístico. Utilizar- se - á, também, o método indutivo, que permite observar o fenômeno e suas diversas manifestações no ambiente laboral público, para assim buscar uma maneira efetiva de combate e prevenção.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-13T18:54:54Z
2019-11-13T18:54:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098711606099968