EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: GARBUGIO FILHO, Valdomiro, MELLA, Eliane Aparecida Campesato
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230
Resumo: A lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose, que é degradado pela enzima lactase presente nas extremidades das microvilosidades intestinais. A digestão das moléculas de lactose acontece nas primeiras porções do intestino delgado. A falta ou a diminuição dessa enzima leva à má degradação da lactose, e esta, no tubo digestivo provoca uma série de sintomas, os quais caracterizam a intolerância à lactose. A glutamina é o aminoácido livre prevalente no corpo humano. Este aminoácido age como precursor na síntese protéica e como intermediário em muitas vias metabólicas. É um combustível metabólico importante para as células do trato gastrintestinal (enterócitos e colonócitos). As células de rápida proliferação, principalmente aquelas do sistema imune, dependem estritamente da disponibilidade de glutamina como fonte de energia (carbono e nitrogênio). Diversos estudos demonstraram que a glutamina enteral e parenteral reduz a permeabilidade e melhora a integridade da mucosa intestinal, em modelos de septicemia em ratos. A inclusão de glutamina em fórmulas de nutrição parenteral reduziu a atrofia vilosa associada à administração prolongada de NPT a ratos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a regressão dos sintomas dos pacientes portadores de intolerância a lactose após trinta dias de uso oral de glutamina.
id UNICESU-1_2b37cfdfb636f291d3ee23f6c1113e1a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6230
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSEIntolerância a lactoseGlutaminaMetabolismoA lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose, que é degradado pela enzima lactase presente nas extremidades das microvilosidades intestinais. A digestão das moléculas de lactose acontece nas primeiras porções do intestino delgado. A falta ou a diminuição dessa enzima leva à má degradação da lactose, e esta, no tubo digestivo provoca uma série de sintomas, os quais caracterizam a intolerância à lactose. A glutamina é o aminoácido livre prevalente no corpo humano. Este aminoácido age como precursor na síntese protéica e como intermediário em muitas vias metabólicas. É um combustível metabólico importante para as células do trato gastrintestinal (enterócitos e colonócitos). As células de rápida proliferação, principalmente aquelas do sistema imune, dependem estritamente da disponibilidade de glutamina como fonte de energia (carbono e nitrogênio). Diversos estudos demonstraram que a glutamina enteral e parenteral reduz a permeabilidade e melhora a integridade da mucosa intestinal, em modelos de septicemia em ratos. A inclusão de glutamina em fórmulas de nutrição parenteral reduziu a atrofia vilosa associada à administração prolongada de NPT a ratos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a regressão dos sintomas dos pacientes portadores de intolerância a lactose após trinta dias de uso oral de glutamina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T12:34:25Z2020-10-06T12:34:25Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230porGARBUGIO, Tatiane Loidi de SantanaGARBUGIO FILHO, ValdomiroMELLA, Eliane Aparecida Campesatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T20:40:49Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6230Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T20:40:49Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
title EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
spellingShingle EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
Intolerância a lactose
Glutamina
Metabolismo
title_short EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
title_full EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
title_fullStr EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
title_full_unstemmed EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
title_sort EFEITO DA GLUTAMINA EM CRIANÇAS COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE
author GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
author_facet GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
GARBUGIO FILHO, Valdomiro
MELLA, Eliane Aparecida Campesato
author_role author
author2 GARBUGIO FILHO, Valdomiro
MELLA, Eliane Aparecida Campesato
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARBUGIO, Tatiane Loidi de Santana
GARBUGIO FILHO, Valdomiro
MELLA, Eliane Aparecida Campesato
dc.subject.por.fl_str_mv Intolerância a lactose
Glutamina
Metabolismo
topic Intolerância a lactose
Glutamina
Metabolismo
description A lactose é um dissacarídeo composto de glicose e galactose, que é degradado pela enzima lactase presente nas extremidades das microvilosidades intestinais. A digestão das moléculas de lactose acontece nas primeiras porções do intestino delgado. A falta ou a diminuição dessa enzima leva à má degradação da lactose, e esta, no tubo digestivo provoca uma série de sintomas, os quais caracterizam a intolerância à lactose. A glutamina é o aminoácido livre prevalente no corpo humano. Este aminoácido age como precursor na síntese protéica e como intermediário em muitas vias metabólicas. É um combustível metabólico importante para as células do trato gastrintestinal (enterócitos e colonócitos). As células de rápida proliferação, principalmente aquelas do sistema imune, dependem estritamente da disponibilidade de glutamina como fonte de energia (carbono e nitrogênio). Diversos estudos demonstraram que a glutamina enteral e parenteral reduz a permeabilidade e melhora a integridade da mucosa intestinal, em modelos de septicemia em ratos. A inclusão de glutamina em fórmulas de nutrição parenteral reduziu a atrofia vilosa associada à administração prolongada de NPT a ratos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a regressão dos sintomas dos pacientes portadores de intolerância a lactose após trinta dias de uso oral de glutamina.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-10-06T12:34:25Z
2020-10-06T12:34:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309690778746880