Planetário: ambiente não formal de aprendizagem e educação ambiental - proposta para a cidade de Maringá - PR
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5245 |
Resumo: | Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Profª. Ana Maria Alves Sapata Leme (Mestre em Engenharia Urbana pela UEM) |
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Planetário: ambiente não formal de aprendizagem e educação ambiental - proposta para a cidade de Maringá - PRAmbiente não-formalEducação ambientalAstronomiaArtigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel (a) em Arquitetura e Urbanismo, sob a orientação da Profª. Ana Maria Alves Sapata Leme (Mestre em Engenharia Urbana pela UEM)Os planetários são equipamentos capazes de reproduzir o céu em uma cúpula ou até mesmo em computadores. Atualmente, o termo “planetário” é utilizado para caracterizar tanto o equipamento quanto o edifício que o abriga, nesses edifícios todas as atividades são voltadas para a astronomia. Acredita-se que o primeiro planetário foi construído por Arquimedes por volta de 150 d.C. e, em 1919, foi construído o primeiro planetário moderno que ajudou a desenvolver os modelos atuais. O primeiro planetário do Brasil veio em 1952 e foi implantado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Depois disso, outros planetários chegaram à vários estados e, hoje em dia, o Brasil possui cerca de 73 planetários registrados no país. Os planetários podem ser considerados ambientes “não formais” de educação, visto que apresenta questões associadas à geografia, física, astronomia ou ciências de forma interativa e dinâmica. O planetário vem para simplificar a aprendizagem dos conteúdos apresentados no ambiente formal estimulando a capacidade crítica, a curiosidade e a busca por informações sobre os diversos temas ali estudados, o que produz um impacto benéfico e relevante na aprendizagem. No planetário, também é possível promover a educação ambiental, pois, além de suas atividades estarem relacionadas ao estudo dos planetas, o local recebe públicos de todas as faixas etárias, sendo possível conscientizar um grande número de pessoas. Por fim, o presente artigo traz a proposta de implantação de um planetário na cidade de Maringá-PR, analisando índices demográficos, características da cidade e trazendo os benefícios gerais de sua implantaçãoUNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARLEME, Ana Maria Alves SapataLEMES, Beatriz Faleiros2020-03-11T17:36:39Z2020-03-11T17:36:39Z2019-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLemes, Beatriz Faleiros. Planetário: ambiente não formal de aprendizagem e educação ambiental - proposta para a cidade de Maringá - PR. 26f. 2019. Artigo apresentado ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, 2019.http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:43:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5245Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:43:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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