PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS E O USO DE DROGAS ENTRE OS ADOLESCENTES ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MULHULE, Marta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: MARTINS, Mayra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4517
Resumo: Objetivo: identificar as práticas educativas dos pais na percepção dos adolescentes escolares frente à possível influência ao uso de drogas. Métodos: A amostra foi composta por 257 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 a 18 anos incompletos que estavam cursando o ensino fundamental e médio. Estudo quantitativo, tipo transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo: 1º) informações sóciodemográficas; 2º) o The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST); e o 3º) o Inventário dos Estilos Parentais (IEP). Resultados: Os resultados revelaram que os adolescentes apresentaram média de idade de 15 anos. O álcool foi à droga mais utilizada na primeira experimentação e os meninos apresentaram 3,3 vezes mais chance de se envolverem com esta substância quando comparado com as meninas. As práticas educativas negativas são as mais exercidas pelos pais e a punição inconsistente, monitoria negativa, negligencia e abuso físico são significativamente superiores entre as meninas do que entre os meninos. Conclusão: O uso das práticas negativas pode contribuir para o envolvimento do adolescente com o uso de drogas e para a elaboração de propostas de orientações aos pais com relação às práticas educativas positivas.
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