ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BAR, Maira Vanessa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: STRIEDER, Dulce Maria, MALACARNE, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1572
Resumo: Uma das modalidades de ensino constituintes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca entre outros quesitos levar o conhecimento àqueles jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudo em tempo considerado regular. Assim, como em todos os níveis da Educação Básica, a EJA apresenta alguns problemas principalmente em se tratando à formação do educador. A formação inicial dos professores voltada para a EJA, por vezes é escassa ou realizada de modo pontual, não se restringindo a um curso de graduação, mas a vários deles. Neste trabalho, serão expostos resultados de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Biológicas/ Naturais, ofertados em quatro universidades da região Oeste do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas áudio-gravadas com professores universitários desse curso, especificamente das disciplinas licenciadas, totalizando doze entrevistados, tendo como intuito verificar a frequência de abordagem sobre a EJA em sala de aula com os futuros professores do ensino de ciências e se assim necessário, verificar a possibilidade de inserir a EJA na grade curricular do curso em questão. A partir da análise dos dados, foi possível diagnosticar que a EJA apresenta diminuto espaço dentro das disciplinas licenciadas do curso investigado, entretanto, houve interesse da parte docente em trabalhar essa modalidade com maior ênfase, tornando uma formação inicial melhor fundamentada.
id UNICESU-1_4fb52f7a0213c719e3ef5274e88dc11b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1572
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADASEnsino de CiênciasFormação inicialJovens e AdultosUma das modalidades de ensino constituintes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca entre outros quesitos levar o conhecimento àqueles jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudo em tempo considerado regular. Assim, como em todos os níveis da Educação Básica, a EJA apresenta alguns problemas principalmente em se tratando à formação do educador. A formação inicial dos professores voltada para a EJA, por vezes é escassa ou realizada de modo pontual, não se restringindo a um curso de graduação, mas a vários deles. Neste trabalho, serão expostos resultados de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Biológicas/ Naturais, ofertados em quatro universidades da região Oeste do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas áudio-gravadas com professores universitários desse curso, especificamente das disciplinas licenciadas, totalizando doze entrevistados, tendo como intuito verificar a frequência de abordagem sobre a EJA em sala de aula com os futuros professores do ensino de ciências e se assim necessário, verificar a possibilidade de inserir a EJA na grade curricular do curso em questão. A partir da análise dos dados, foi possível diagnosticar que a EJA apresenta diminuto espaço dentro das disciplinas licenciadas do curso investigado, entretanto, houve interesse da parte docente em trabalhar essa modalidade com maior ênfase, tornando uma formação inicial melhor fundamentada.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T12:02:02Z2019-08-14T12:02:02Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1572porBAR, Maira VanessaSTRIEDER, Dulce MariaMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:34Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1572Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:34Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
title ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
spellingShingle ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
BAR, Maira Vanessa
Ensino de Ciências
Formação inicial
Jovens e Adultos
title_short ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
title_full ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
title_fullStr ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
title_full_unstemmed ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
title_sort ANÁLISE DA FALA DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA QUANTO A SUA ATUAÇÃO COM A EJA NAS DISCIPLINAS LICENCIADAS
author BAR, Maira Vanessa
author_facet BAR, Maira Vanessa
STRIEDER, Dulce Maria
MALACARNE, Vilmar
author_role author
author2 STRIEDER, Dulce Maria
MALACARNE, Vilmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BAR, Maira Vanessa
STRIEDER, Dulce Maria
MALACARNE, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Formação inicial
Jovens e Adultos
topic Ensino de Ciências
Formação inicial
Jovens e Adultos
description Uma das modalidades de ensino constituintes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), busca entre outros quesitos levar o conhecimento àqueles jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudo em tempo considerado regular. Assim, como em todos os níveis da Educação Básica, a EJA apresenta alguns problemas principalmente em se tratando à formação do educador. A formação inicial dos professores voltada para a EJA, por vezes é escassa ou realizada de modo pontual, não se restringindo a um curso de graduação, mas a vários deles. Neste trabalho, serão expostos resultados de uma pesquisa realizada no curso de Ciências Biológicas/ Naturais, ofertados em quatro universidades da região Oeste do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas áudio-gravadas com professores universitários desse curso, especificamente das disciplinas licenciadas, totalizando doze entrevistados, tendo como intuito verificar a frequência de abordagem sobre a EJA em sala de aula com os futuros professores do ensino de ciências e se assim necessário, verificar a possibilidade de inserir a EJA na grade curricular do curso em questão. A partir da análise dos dados, foi possível diagnosticar que a EJA apresenta diminuto espaço dentro das disciplinas licenciadas do curso investigado, entretanto, houve interesse da parte docente em trabalhar essa modalidade com maior ênfase, tornando uma formação inicial melhor fundamentada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T12:02:02Z
2019-08-14T12:02:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1572
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309708131631104