O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982 |
Resumo: | Despertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho. |
id |
UNICESU-1_6d8fbc33bc97f6a89fd0d516a83b2f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6982 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTALJornalProfessorEducandoDespertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T12:01:09Z2005-10-192021-02-01T12:01:09Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982porBATISTA, Andrea MoreiraRAYMUNDO, Gisele Miotto Catolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6982Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-02T06:01:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA, Andrea Moreira Jornal Professor Educando |
title_short |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
BATISTA, Andrea Moreira |
author_facet |
BATISTA, Andrea Moreira RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino |
author_role |
author |
author2 |
RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Andrea Moreira RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornal Professor Educando |
topic |
Jornal Professor Educando |
description |
Despertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-01T12:01:09Z 2021-02-01T12:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098696034746368 |