O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Andrea Moreira
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982
Resumo: Despertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho.
id UNICESU-1_6d8fbc33bc97f6a89fd0d516a83b2f4e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6982
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTALJornalProfessorEducandoDespertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-01T12:01:09Z2005-10-192021-02-01T12:01:09Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982porBATISTA, Andrea MoreiraRAYMUNDO, Gisele Miotto Catolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-02T06:01:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6982Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-02T06:01:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
BATISTA, Andrea Moreira
Jornal
Professor
Educando
title_short O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort O USO DO JORNAL COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
author BATISTA, Andrea Moreira
author_facet BATISTA, Andrea Moreira
RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino
author_role author
author2 RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Andrea Moreira
RAYMUNDO, Gisele Miotto Catolino
dc.subject.por.fl_str_mv Jornal
Professor
Educando
topic Jornal
Professor
Educando
description Despertar o prazer de ler e escrever nos alunos do ensino fundamental constitui a intenção deste projeto, pois muitos não acreditavam no seu potencial, achavam que não eram capazes de adquirir as habilidades de leitura e escrita. Mas com o desenvolvimento deste projeto perceberam que são capazes de inúmeras coisas. Dessa forma, foi proposto dinâmicas relacionadas com a vida do aluno, colocando fatos da sua realidade, fazendo com que eles contassem experiências de vida. Esta metodologia proporcionou aos educandos uma formação integral. Temos a consciência da importância da leitura e da escrita significativa na vida do aluno, e toda e qualquer instituição escolar fica apavorada ao perceber que alunos chegam a 4o série sem saber ler e esta é uma preocupação de todos educadores. Este fato motivou a escolha do tema do projeto visando uma mudança de hábito dentro da escola, fazendo com que a leitura, o debate de notícias de jornais aconteça dentro da sala de aula. Após, foi proposto que as próprias crianças fizessem o seu jornal, com matérias importantes para a comunidade, músicas, piadas e isto foi acontecendo de maneira que os alunos pesquisaram e encontraram estes assuntos em revistas, jornais, livros e incentivando sempre a leitura, assim a leitura começou a tomar um novo sentido na vida de cada um deles, através destes trabalhos perceberam que quando se escreve é para alguém ler. Percebe-se que o jornal é um veículo de comunicação muito importante em nossa sociedade, pois hoje somos gerenciadores de informações, não basta ter acesso às informações e sim saber usá-las e transformá-las de modo que estas nos ajudem no cotidiano. Com a televisão popularizada e o hábito de ligá-la diariamente, o jornal impresso perdeu seu fundamental valor informativo, ganhando um novo papel: o de discutir a notícia que já circulou pelos telejornais. Este papel de discutir as notícias em sala de aula é um momento crucial para que os alunos discutam, formem opiniões, defendam pontos de vista e construa seu conhecimento, o professor através da mediação poderá realizar textos coletivos, artigos de opinião, e este trabalho propicia não apenas compreender a linguagem empregada, mas antes de tudo confrontar e questionar as informações, e isto faz com que o educando não acredite em tudo que lê, ou assiste na TV, sendo ingênuo frente às informações, todos nós queremos educandos críticos e capazes de mudar a realidade que vive. É claro que este trabalho é árduo, mas ao mesmo tempo é simples, pois o jornal é um material que o professor pode conseguir, e muitas vezes a hora da leitura, a notícia do dia, ou a construção de um jornal pelos alunos é a chave para transformar a leitura algo prazeroso. Conclui-se que só com muito trabalho e competência pode-se ver nos olhos dos educandos a vontade de querer saber, da auto estima voltando a fazer parte de suas vidas, e principalmente perceber que as pedras no caminho não devem nos fazer parar e sim buscar meios de tirá-las do caminho ou fazer um novo caminho.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-01T12:01:09Z
2021-02-01T12:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098696034746368