SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, David Gadelha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: OLIVEIRA, Hudson do Vale de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796
Resumo: O setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.
id UNICESU-1_72d498624dcd3a590776ec8baeccc7fd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3796
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RRAprendizagemEnsinoPedagogoO setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-06T12:40:24Z2020-01-06T12:40:24Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796porSANTOS, David GadelhaOLIVEIRA, Hudson do Vale deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:23:17Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3796Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:23:17Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
title SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
spellingShingle SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
SANTOS, David Gadelha
Aprendizagem
Ensino
Pedagogo
title_short SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
title_full SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
title_fullStr SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
title_full_unstemmed SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
title_sort SUPERVISÃO PEDAGÓGICA: EXISTÊNCIA E ATUAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE BOA VISTA-RR
author SANTOS, David Gadelha
author_facet SANTOS, David Gadelha
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
author_role author
author2 OLIVEIRA, Hudson do Vale de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, David Gadelha
OLIVEIRA, Hudson do Vale de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino
Pedagogo
topic Aprendizagem
Ensino
Pedagogo
description O setor pedagógico, em uma instituição de ensino, possui papel bastante significativo, configurando-se como um aspecto essencial para a garantia do êxito e da permanência dos alunos. Tais elementos (êxito e permanência) são possíveis especialmente pela realização de uma adequada intervenção pedagógica que denote, aos alunos, uma preocupação da instituição com eles. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: as escolas estaduais da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, possuem supervisor/gestor pedagógico? Assim, para responder a esse questionamento, buscou-se desenvolver uma pesquisa que teve como objetivo geral “analisar a supervisão pedagógica na atuação da prática docente em escolas estaduais de Boa Vista-RR”. A pesquisa é considerada descritiva, de campo, aplicada e de natureza qualitativa e quantitativa. Foram elaboradas entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas e fechadas, para aplicar aos docentes das escolas estaduais. Perguntas como: “Para você, quanto à relação da supervisão pedagógica e do docente, qual é a intrínseca função deste profissional?” foram realizadas. Ao todo foram realizadas entrevistas em cinco escolas estaduais, considerando, neste caso, as escolas estaduais mais próximas ao Campus Boa Vista Zona Oeste. Os dados coletados forneceram um panorama acerca da atuação do pedagogo ou supervisor pedagógico nas escolas estaduais participantes do estudo. Foi possível, especificamente, a) identificar se as escolas estaduais, participantes da pesquisa, possuem supervisor pedagógico; b) nos casos em que há supervisor pedagógico, analisar como se dá a atuação deste frente às demandas apresentadas pelos docentes; e c) identificar e analisar o que os docentes esperam da atuação do supervisor pedagógico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-06T12:40:24Z
2020-01-06T12:40:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098723253682176