Relatório de supervisão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caçador, Jorge Manuel Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6980
Resumo: Neste relatório procuro apresentar o meu percurso académico e profissional, com ênfase na avaliação do pessoal docente. Com um referencial teórico e com a legislação entretanto publicada tento conhecer melhor a nova avaliação de desempenho docente após uma fase avaliativa em que só era necessário apresentar um relatório crítico da atividade. Associando a avaliação docente à Supervisão Pedagógica, podemos entendê-la como uma plataforma de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógica quer numa dimensão prática. O conhecimento do papel do orientador de estágio e do estagiário permite que haja transferência para a adaptação ao modelo vigente da avaliação do pessoal docente. O relacionamento entre os princípios, conhecimentos, competências, ação e o desenvolvimento profissional dos professores influencia e condiciona a própria supervisão pedagógica. O estágio pedagógico foi um momento único na minha vida pessoal e profissional, passei por experiências e situações irrepetíveis, com várias dificuldades que me permitiram uma melhor preparação para o percurso profissional. A formação disponibilizada aos professores avaliadores permitiu que a avaliação docente fosse encarada como mais uma etapa na evolução profissional e não como uma prova. O avaliador/supervisor solicitou o avaliado, após as aulas observadas, para uma reflexão das suas práticas no sentido da melhoria e do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A situação de avaliador de colegas professores foi uma experiência gratificante.
id RCAP_e6e93575c7eb56656b7a022eb59e8eb3
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de supervisão pedagógicaSupervisão pedagógicaEstágios pedagógicosAvaliação de professoresAvaliadorEnsinoProcesso de aprendizagemFormaçãoNeste relatório procuro apresentar o meu percurso académico e profissional, com ênfase na avaliação do pessoal docente. Com um referencial teórico e com a legislação entretanto publicada tento conhecer melhor a nova avaliação de desempenho docente após uma fase avaliativa em que só era necessário apresentar um relatório crítico da atividade. Associando a avaliação docente à Supervisão Pedagógica, podemos entendê-la como uma plataforma de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógica quer numa dimensão prática. O conhecimento do papel do orientador de estágio e do estagiário permite que haja transferência para a adaptação ao modelo vigente da avaliação do pessoal docente. O relacionamento entre os princípios, conhecimentos, competências, ação e o desenvolvimento profissional dos professores influencia e condiciona a própria supervisão pedagógica. O estágio pedagógico foi um momento único na minha vida pessoal e profissional, passei por experiências e situações irrepetíveis, com várias dificuldades que me permitiram uma melhor preparação para o percurso profissional. A formação disponibilizada aos professores avaliadores permitiu que a avaliação docente fosse encarada como mais uma etapa na evolução profissional e não como uma prova. O avaliador/supervisor solicitou o avaliado, após as aulas observadas, para uma reflexão das suas práticas no sentido da melhoria e do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A situação de avaliador de colegas professores foi uma experiência gratificante.In this report I intend to present my academic and professional career, giving emphasis on the assessment of teacher performance. Based on a theoretical framework and on legislation recently passed, I try to better understand the new assessment of teaching performance after a time when teachers were only due to write a critical reflection. Linking teacher assessment to pedagogical supervision, we can perceive it as a platform for reflection, learning and integration of knowledge and skills, both in a pedagogical and practical dimension. The knowledge of the role of supervisor and trainee teacher makes it easier for us to adapt to the current model of teacher assessment. The relationship between the principles, knowledge, skills, action and professional development of teachers influences and determines educational supervision itself. The teacher training period was a unique moment in my personal and professional life. I went through unrepeatable experiences and situations with different degrees of difficulty that enabled me to be more prepared for the career. The training provided to supervisor teachers allowed the teacher assessment to be seen as one more step in the professional development and not as a test. After some classroom observation, the evaluator / supervisor requested the trainee teacher to reflect on his practices towards the improvement and success of students in the teaching- learning process. Being the supervisor of other fellow teachers was a rewarding experience.2016-12-02T11:23:21Z2016-12-02T00:00:00Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6980porCaçador, Jorge Manuel Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:49Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:29.609824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de supervisão pedagógica
title Relatório de supervisão pedagógica
spellingShingle Relatório de supervisão pedagógica
Caçador, Jorge Manuel Machado
Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Avaliação de professores
Avaliador
Ensino
Processo de aprendizagem
Formação
title_short Relatório de supervisão pedagógica
title_full Relatório de supervisão pedagógica
title_fullStr Relatório de supervisão pedagógica
title_full_unstemmed Relatório de supervisão pedagógica
title_sort Relatório de supervisão pedagógica
author Caçador, Jorge Manuel Machado
author_facet Caçador, Jorge Manuel Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caçador, Jorge Manuel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Avaliação de professores
Avaliador
Ensino
Processo de aprendizagem
Formação
topic Supervisão pedagógica
Estágios pedagógicos
Avaliação de professores
Avaliador
Ensino
Processo de aprendizagem
Formação
description Neste relatório procuro apresentar o meu percurso académico e profissional, com ênfase na avaliação do pessoal docente. Com um referencial teórico e com a legislação entretanto publicada tento conhecer melhor a nova avaliação de desempenho docente após uma fase avaliativa em que só era necessário apresentar um relatório crítico da atividade. Associando a avaliação docente à Supervisão Pedagógica, podemos entendê-la como uma plataforma de reflexão, aprendizagem e integração de saberes e competências quer numa dimensão pedagógica quer numa dimensão prática. O conhecimento do papel do orientador de estágio e do estagiário permite que haja transferência para a adaptação ao modelo vigente da avaliação do pessoal docente. O relacionamento entre os princípios, conhecimentos, competências, ação e o desenvolvimento profissional dos professores influencia e condiciona a própria supervisão pedagógica. O estágio pedagógico foi um momento único na minha vida pessoal e profissional, passei por experiências e situações irrepetíveis, com várias dificuldades que me permitiram uma melhor preparação para o percurso profissional. A formação disponibilizada aos professores avaliadores permitiu que a avaliação docente fosse encarada como mais uma etapa na evolução profissional e não como uma prova. O avaliador/supervisor solicitou o avaliado, após as aulas observadas, para uma reflexão das suas práticas no sentido da melhoria e do sucesso dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A situação de avaliador de colegas professores foi uma experiência gratificante.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02T11:23:21Z
2016-12-02T00:00:00Z
2016-12-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6980
url http://hdl.handle.net/10348/6980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137153298464768