AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Marcelo dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PERON, Francieli, BIDO, Graciene de Souza, LÚCIO, Leia Caroline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341
Resumo: O cafeeiro (Coffea arabica L.) pode estar envolvido em interações alelopáticas, o qual se refere à capacidade que as plantas têm de interferir na germinação de sementes e no desenvolvimento de outras plantas. Deste modo, este trabalho visou analisar os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas frescas e secas de cafeeiro durante a germinação de sementes e do crescimento de plântulas de soja (Glycine max L.). Os extratos foram obtidos através de duas técnicas, uma para material fresco e outra para material seco. Foram realizados sete tratamentos, sendo um controle (0%) e três extratos de folha fresca e seca (50, 75 e 100%). Os parâmetros que foram analisados são a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz e biomassas (fresca e seca). Para analisar o crescimento da plântula foram medidos os comprimentos da raiz e dessas obtidas as biomassas. Os resultados mostraram que o extrato de folha seca diminuiu a velocidade de germinação e o IVG, e o extrato de folha fresca aumentou o IVG. O comprimento da raiz e as biomassas foram inibidos em ambos os extratos, sendo que o extrato de folha seca demonstrou maior efeito.
id UNICESU-1_74075b55ebfb056e97fec6d195a83de7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6341
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)AlelopatiaCoffea arabicaGlycine maxO cafeeiro (Coffea arabica L.) pode estar envolvido em interações alelopáticas, o qual se refere à capacidade que as plantas têm de interferir na germinação de sementes e no desenvolvimento de outras plantas. Deste modo, este trabalho visou analisar os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas frescas e secas de cafeeiro durante a germinação de sementes e do crescimento de plântulas de soja (Glycine max L.). Os extratos foram obtidos através de duas técnicas, uma para material fresco e outra para material seco. Foram realizados sete tratamentos, sendo um controle (0%) e três extratos de folha fresca e seca (50, 75 e 100%). Os parâmetros que foram analisados são a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz e biomassas (fresca e seca). Para analisar o crescimento da plântula foram medidos os comprimentos da raiz e dessas obtidas as biomassas. Os resultados mostraram que o extrato de folha seca diminuiu a velocidade de germinação e o IVG, e o extrato de folha fresca aumentou o IVG. O comprimento da raiz e as biomassas foram inibidos em ambos os extratos, sendo que o extrato de folha seca demonstrou maior efeito.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-12-10T11:50:20Z2011-10-252020-12-10T11:50:20Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341porRODRIGUES, Marcelo dos SantosPERON, FrancieliBIDO, Graciene de SouzaLÚCIO, Leia Carolineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-12-11T06:01:44Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6341Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-12-11T06:01:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
title AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
spellingShingle AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
RODRIGUES, Marcelo dos Santos
Alelopatia
Coffea arabica
Glycine max
title_short AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
title_full AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
title_fullStr AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
title_sort AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DE Coffea arabica L. SOBRE O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SOJA (Glycine max L. Merril)
author RODRIGUES, Marcelo dos Santos
author_facet RODRIGUES, Marcelo dos Santos
PERON, Francieli
BIDO, Graciene de Souza
LÚCIO, Leia Caroline
author_role author
author2 PERON, Francieli
BIDO, Graciene de Souza
LÚCIO, Leia Caroline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Marcelo dos Santos
PERON, Francieli
BIDO, Graciene de Souza
LÚCIO, Leia Caroline
dc.subject.por.fl_str_mv Alelopatia
Coffea arabica
Glycine max
topic Alelopatia
Coffea arabica
Glycine max
description O cafeeiro (Coffea arabica L.) pode estar envolvido em interações alelopáticas, o qual se refere à capacidade que as plantas têm de interferir na germinação de sementes e no desenvolvimento de outras plantas. Deste modo, este trabalho visou analisar os efeitos alelopáticos do extrato aquoso de folhas frescas e secas de cafeeiro durante a germinação de sementes e do crescimento de plântulas de soja (Glycine max L.). Os extratos foram obtidos através de duas técnicas, uma para material fresco e outra para material seco. Foram realizados sete tratamentos, sendo um controle (0%) e três extratos de folha fresca e seca (50, 75 e 100%). Os parâmetros que foram analisados são a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação (IVG), comprimento da raiz e biomassas (fresca e seca). Para analisar o crescimento da plântula foram medidos os comprimentos da raiz e dessas obtidas as biomassas. Os resultados mostraram que o extrato de folha seca diminuiu a velocidade de germinação e o IVG, e o extrato de folha fresca aumentou o IVG. O comprimento da raiz e as biomassas foram inibidos em ambos os extratos, sendo que o extrato de folha seca demonstrou maior efeito.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2011-10-25
2020-12-10T11:50:20Z
2020-12-10T11:50:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098724553916416