BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Josiane Carlota da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: OLIVEIRA, Jéssica de Lima, BROTHERHOOD, Rachel Maya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105
Resumo: Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.
id UNICESU-1_7bff372b02860d13bc3c36cfe2ba5148
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5105
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICASBullyingDesenvolvimento socialPercepção do professorBullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-19T18:06:03Z2020-02-19T18:06:03Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105porSILVA, Josiane Carlota daOLIVEIRA, Jéssica de LimaBROTHERHOOD, Rachel Mayainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:12Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5105Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:12Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
spellingShingle BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
SILVA, Josiane Carlota da
Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
title_short BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_full BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_fullStr BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_full_unstemmed BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
title_sort BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
author SILVA, Josiane Carlota da
author_facet SILVA, Josiane Carlota da
OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
author_role author
author2 OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Josiane Carlota da
OLIVEIRA, Jéssica de Lima
BROTHERHOOD, Rachel Maya
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
topic Bullying
Desenvolvimento social
Percepção do professor
description Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-19T18:06:03Z
2020-02-19T18:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098718165991424