BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105 |
Resumo: | Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola. |
id |
UNICESU -1_c40d4fd66a16ec60edba19efb51b2d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5105 |
network_acronym_str |
UNICESU -1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
spelling |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICASBullyingDesenvolvimento socialPercepção do professorBullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola.UniCesumar2020-02-19T18:06:03Z2020-02-19T18:06:03Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105otherSILVA, Josiane Carlota daOLIVEIRA, Jéssica de LimaBROTHERHOOD, Rachel Mayareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T17:02:39Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 17:02:54.771Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
title |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
spellingShingle |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS SILVA, Josiane Carlota da Bullying Desenvolvimento social Percepção do professor |
title_short |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
title_full |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
title_fullStr |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
title_full_unstemmed |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
title_sort |
BULLYING ESCOLAR NO BRASIL: VISÃO TEÓRICA, CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS |
author |
SILVA, Josiane Carlota da |
author_facet |
SILVA, Josiane Carlota da OLIVEIRA, Jéssica de Lima BROTHERHOOD, Rachel Maya |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Jéssica de Lima BROTHERHOOD, Rachel Maya |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Josiane Carlota da OLIVEIRA, Jéssica de Lima BROTHERHOOD, Rachel Maya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Desenvolvimento social Percepção do professor |
topic |
Bullying Desenvolvimento social Percepção do professor |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola. |
description |
Bullying é uma palavra de origem inglesa que envolve uma gama de comportamentos agressivos, intencionais ou não, comportamentos estes que prejudicam o desenvolvimento escolar, social e psicológico de quem agride e de quem é agredido. A intenção deste estudo é apreender a concepção que professores de ensino fundamental (5ª a8ª série) têm sobre bullying e, através de um estudo teórico sobre o tema, determinar quais atitudes os professores devem ter para resolver o problema em seu ambiente escolar. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a professores de ensino fundamental, numa perspectiva quali quantitativa, e as respostas foram analisadas e selecionadas de acordo com os objetivos do trabalho. Espera-se colaborar para que os profissionais da educação e funcionários envolvidos com a atividade escolar em todos os aspectos,saibam identificar a conduta bullying diferenciando- a de outros tipos de violência e busquem solucionar os problemas que eventualmente sejam identificados na escola. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-19T18:06:03Z 2020-02-19T18:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/5105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
other |
language_invalid_str_mv |
other |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCesumar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá instacron:UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.souza@unicesumar.edu.br |
_version_ |
1669948621006569472 |