PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428
Resumo: Esse projeto de pesquisa efetuou um estudo sobre a prostituição infantil na sociedade, as relações familiares e sociais, partindo do pressuposto que o Estado não protege a criança e o adolescente não aplicando o ECA como deveria. Estudou o comportamento da criança e adolescente que se prostitui e as causas que levam a tal comportamento. Demonstrou qual a relação da estrutura da família, quais os fatores que levaram essas crianças à prostituição, quanto a sociedade, qual sua contribuição para aumentar/amenizar esse quadro. Estabeleceu a relação da violência sexual infantil com a Dignidade da pessoa humana, quais os princípios que são violados/ feridos. Qual a eficácia da norma jurídica na proteção desses direitos. Que tipo de política pública poderia ser realizada ao combate dessa violência sexual, enfim como inserir essas crianças na sociedade e na família novamente e minimizar os traumas decorrentes. A pesquisa se deu por meio de estudo da legislação, doutrinas jurídicas, sociológicas e jurisprudenciais, especialmente, do estudo dos direitos de personalidade lesados com a prostituição infantil, com o objetivo de prevenir e alertar sobre essa conduta. Para tanto, utilizou-se do método dialético, dedutivo e sistêmico, bem como de métodos auxiliares, tais como o histórico, qualitativo e quantitativo, especialmente, esses dois últimos.
id UNICESU-1_7f8f3ae8428ef60d41bde9ed9fee6ffb
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5428
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANACriançasDignidade humanaExploração sexualEsse projeto de pesquisa efetuou um estudo sobre a prostituição infantil na sociedade, as relações familiares e sociais, partindo do pressuposto que o Estado não protege a criança e o adolescente não aplicando o ECA como deveria. Estudou o comportamento da criança e adolescente que se prostitui e as causas que levam a tal comportamento. Demonstrou qual a relação da estrutura da família, quais os fatores que levaram essas crianças à prostituição, quanto a sociedade, qual sua contribuição para aumentar/amenizar esse quadro. Estabeleceu a relação da violência sexual infantil com a Dignidade da pessoa humana, quais os princípios que são violados/ feridos. Qual a eficácia da norma jurídica na proteção desses direitos. Que tipo de política pública poderia ser realizada ao combate dessa violência sexual, enfim como inserir essas crianças na sociedade e na família novamente e minimizar os traumas decorrentes. A pesquisa se deu por meio de estudo da legislação, doutrinas jurídicas, sociológicas e jurisprudenciais, especialmente, do estudo dos direitos de personalidade lesados com a prostituição infantil, com o objetivo de prevenir e alertar sobre essa conduta. Para tanto, utilizou-se do método dialético, dedutivo e sistêmico, bem como de métodos auxiliares, tais como o histórico, qualitativo e quantitativo, especialmente, esses dois últimos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-03-26T11:42:40Z2020-03-26T11:42:40Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428porSCARPIN, Magna Gamarra FerroFERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5428Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
title PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
spellingShingle PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
Crianças
Dignidade humana
Exploração sexual
title_short PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
title_full PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
title_fullStr PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
title_full_unstemmed PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
title_sort PROSTITUIÇÃO INFANTIL E A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
author SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
author_facet SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
FERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodrigues
author_role author
author2 FERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCARPIN, Magna Gamarra Ferro
FERMENTÃO, Cleide A. Gomes Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Dignidade humana
Exploração sexual
topic Crianças
Dignidade humana
Exploração sexual
description Esse projeto de pesquisa efetuou um estudo sobre a prostituição infantil na sociedade, as relações familiares e sociais, partindo do pressuposto que o Estado não protege a criança e o adolescente não aplicando o ECA como deveria. Estudou o comportamento da criança e adolescente que se prostitui e as causas que levam a tal comportamento. Demonstrou qual a relação da estrutura da família, quais os fatores que levaram essas crianças à prostituição, quanto a sociedade, qual sua contribuição para aumentar/amenizar esse quadro. Estabeleceu a relação da violência sexual infantil com a Dignidade da pessoa humana, quais os princípios que são violados/ feridos. Qual a eficácia da norma jurídica na proteção desses direitos. Que tipo de política pública poderia ser realizada ao combate dessa violência sexual, enfim como inserir essas crianças na sociedade e na família novamente e minimizar os traumas decorrentes. A pesquisa se deu por meio de estudo da legislação, doutrinas jurídicas, sociológicas e jurisprudenciais, especialmente, do estudo dos direitos de personalidade lesados com a prostituição infantil, com o objetivo de prevenir e alertar sobre essa conduta. Para tanto, utilizou-se do método dialético, dedutivo e sistêmico, bem como de métodos auxiliares, tais como o histórico, qualitativo e quantitativo, especialmente, esses dois últimos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-03-26T11:42:40Z
2020-03-26T11:42:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098723256827904