TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695
Resumo: O trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos.
id UNICESU-1_861dc13abf2884bedbca4ec6dfcbd2a6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5695
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICAGêneros do discursoSequência didáticaTexto instrucionalO trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-04-27T17:52:41Z2020-04-27T17:52:41Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695porCAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5695Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
spellingShingle TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
Gêneros do discurso
Sequência didática
Texto instrucional
title_short TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_fullStr TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
title_sort TEXTO INSTRUCIONAL: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIA DIDÁTICA
author CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
author_facet CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, Rosilene da Silva de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do discurso
Sequência didática
Texto instrucional
topic Gêneros do discurso
Sequência didática
Texto instrucional
description O trabalho com os gêneros tem sido a base no ensino da leitura e da escrita. Uma das formas de realizar este trabalho é por meio de sequências didáticas, um conjunto de atividades elaboradas em torno de um gênero textual que possui objetivos específicos e procura fazer com que os alunos compreendam o sentido do trabalho desenvolvido. A presente pesquisa tem como objetivo relatar a realização de uma sequência didática realizada com o gênero texto instrucional, com alunos de graduação. A realização da sequência se deu em etapas: 1ª) os alunos produziram um texto instrucional sobre os cuidados necessário no combate a dengue; 2ª) a partir das dificuldades encontradas na realização foi organizada uma oficina de estudos sobre o gênero e sua constituição; 3ª) os alunos construíram sentenças instrucionais para a realização de dobraduras e 4ª) após terem aprendido sobre o gênero foi realizada a refacção do texto inicial realizando as adequações necessárias. Os resultados finais foram obtidos a partir da análise entre a primeira e a última produção, que foi realizada após as oficinas de estudo. Os resultados apontam que o trabalho realizado por meio da sequência didática proporcionou um aprendizado concreto pra os alunos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-04-27T17:52:41Z
2020-04-27T17:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309708160991232