INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102 |
Resumo: | : Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido. |
id |
UNICESU-1_87e74aa6ec8bbc5b957beeea123edcdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3102 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASILCurrículo integradoEnfermagemFormação profissionalIntegração ensino-serviço de saúde-comunidade: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-26T18:02:48Z2019-11-26T18:02:48Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102porSANTOS, Talita SilvaSILVA JUNIOR, Elias Pedro daGARANHANI, Mara Luciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3102Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
title |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
spellingShingle |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL SANTOS, Talita Silva Currículo integrado Enfermagem Formação profissional Integração ensino-serviço de saúde-comunidade |
title_short |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
title_full |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
title_fullStr |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
title_full_unstemmed |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
title_sort |
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DO BRASIL |
author |
SANTOS, Talita Silva |
author_facet |
SANTOS, Talita Silva SILVA JUNIOR, Elias Pedro da GARANHANI, Mara Lucia |
author_role |
author |
author2 |
SILVA JUNIOR, Elias Pedro da GARANHANI, Mara Lucia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Talita Silva SILVA JUNIOR, Elias Pedro da GARANHANI, Mara Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Enfermagem Formação profissional Integração ensino-serviço de saúde-comunidade |
topic |
Currículo integrado Enfermagem Formação profissional Integração ensino-serviço de saúde-comunidade |
description |
: Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, voltada para analise do desenvolvimento do tema transversal Integração Ensino-Serviço-Comunidade na formação de graduandos de Enfermagem de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. O curso em estudo tem como diferencial o currículo integrado que vêm sendo adotado desde 2000, considerando os desafios de uma proposta educacional de formação em saúde. O objetivo geral foi analisar as percepções dos estudantes de enfermagem sobre os conteúdos e atividades relacionadas à integração ensino-serviço-comunidade, no seu processo de formação, assim como os específicos foram: Apreender o conceito de integração ensino-serviço-comunidade para os alunos de enfermagem e, analisar as experiências significativas vivenciadas pelos alunos de enfermagem junto aos professores, profissionais e comunidade durante sua formação. Esta pesquisa é parte integrante de um projeto maior que vem elucidando os temas transversais presentes na matriz curricular em estudo. Este resumo apresenta os resultados parciais relacionados ao primeiro objetivo específico. A coleta de dados se deu por meio de grupos focais realizados de agosto de 2014 a julho de 2015, envolvendo 45 estudantes das quatro séries do curso. Os grupos foram gravados, transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados principais destacamos as percepções dos alunos acerca do termo Integração associadas a ideia de união, unidade e comunicação. Para o termo Ensino eles associaram com aprendizado, conhecimento e transferência de conhecimento. Para a expressão Serviço relacionaram com prática, compromisso e trabalho e, para o termo Comunidade associaram com união de pessoas, respeito e pessoas juntas. As percepções observadas indicam que o Currículo Integrado valoriza o espaço de articulação entre ensino, serviço e comunidade como cenário do processo ensino-aprendizagem, permitindo que o estudante possa refletir sobre sua ação e sobre a realidade em que está inserido. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-26T18:02:48Z 2019-11-26T18:02:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098717750755328 |