Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso em escolas públicas participantes do PEEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1087 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientador: Profo. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia. |
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Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso em escolas públicas participantes do PEEBGestão do ConhecimentoGestão EducacionalPráticas de GCEnsino PúblicoDissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar. Orientador: Profo. Dr. Flávio Bortolozzi. Coorientador: Profo. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia.O grande desafio de lidar com uma quantidade cada vez maior de informações em um ambiente escolar, faz com que o conhecimento signifique um fator valioso em uma instituição de ensino. Não menos importante que o conhecimento em si, é a maneira como o mesmo é gerenciado, o que constitui um dos fatores determinante do sucesso ou do fracasso da qualidade do ensino, e que pode gerar grande vantagem competitiva com a sua utilização. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em recomendar práticas de Gestão do Conhecimento a escolas públicas participantes do PEEB – Programa de excelência na educação básica, com a finalidade de solidificar processos de gestão nestas instituições. Para tal, foi realizado um estudo de caso, descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa e qualitativa. Como técnica, em um primeiro momento, foi aplicado aos gestores das escolas participantes do PEEB, um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para avaliar 27 práticas de Gestão do Conhecimento. Num segundo momento, foram escolhidas cinco escolas de mesma região, o município de Sarandi, para a validação desta primeira consulta e para aprofundar os resultados obtidos, a partir da aplicação de um questionário mais específico e com uma linguagem adequada ao novo contexto educacional. Como principais resultados, inicialmente, foi possível perceber, a partir do instrumento do IPEA, que as instituições públicas de ensino apresentam um nível de maturidade considerado baixo quanto à integração da Gestão do Conhecimento em suas atividades. Entretanto, a aplicação do segundo instrumento demonstrou a existência do uso de algumas práticas e ferramentas de GC no cotidiano escolar. Desta forma, como principal conclusão, identificou-se certo desconhecimento das nomenclaturas relacionadas à GC por parte dos gestores das escolas pesquisadas e a existência de um terreno propício a uma futura implantação de um projeto mais abrangente de GC. Esses resultados deram base para o apontamento de alternativas que irão contribuir com a consolidação das práticas de gestão do conhecimento nas escolas participantes do PEEB.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORTOLOZZI, FlávioURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzCABRAL, Marcio Pedro2019-08-02T17:24:42Z2019-08-02T17:24:42Z2017-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1087Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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