O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: METZ, Mônica Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6104
Resumo: Os professores das escolas públicas de nível fundamental e médio do Paraná reúnem-se, no início e no meio de cada ano letivo, em semanas pedagógicas e de estudo para refletir acerca de suas práticas pedagógicas e (re)elaborar o Plano de Trabalho Docente (PTD), documento no qual os professores estabelecem as linhas-mestras que nortearão o seu trabalho, durante o respectivo semestre, em determinada turma, tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) e o Projeto Político Pedagógico da escola. Pretende-se, com esta pesquisa, investigar quais as vozes (oficiais, institucionais, teóricas, pessoais/individuais) que permeiam o Plano de Trabalho Docente da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, buscando verificar que tipo de (inter)relações ocorrem (ou não ocorrem) entre essas vozes, até chegar ao produto final, que é o PTD. Objetiva-se com essa verificação possibilitar uma reflexão aos indivíduos envolvidos com o PTD que vise a maneiras de diminuir a superficialidade imbricada a esse documento que o transforma, muitas vezes, num ato meramente burocrático. Procura-se, portanto, responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as vozes que permeiam o PTD de Língua Portuguesa? Como se constitui cada uma dessas vozes? Quais são as relações estabelecidas entre essas vozes no PTD em questão? Para a realização dessa pesquisa, faz-se necessária, primeiramente, uma investigação de todo o processo que envolve a construção do PTD de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, desde os documentos oficiais considerados para a sua elaboração, passando pelo seu processo de construção, até o seu produto final, isto é, o PTD enquanto documento em sua materialidade. Para tanto, a pesquisadora, contando com o apoio de uma escola pública de Guarapuava-PR, participou das semanas pedagógicas e de estudo de fevereiro e de julho de 2009 dessa escola, nas quais os professores receberam orientações para o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação, discutiram e (re)elaboraram os seus PTD’s. As discussões durante as semanas pedagógicas e de estudo foram gravadas em vídeo pela pesquisadora para posterior análise. Além disso, torna-se necessária uma investigação das concepções de linguagem, de ensino-aprendizagem e de PTD dos professores de Língua Portuguesa da referida escola, para verificar como as vozes desses profissionais se fazem (ou não fazem) ecoar nas discussões realizadas nas semanas pedagógicas, como também, nos PTD’s por eles elaborados. Essa investigação dar-se-á através de entrevistas individuais com cada professor. Concomitante à investigação, realiza-se uma pesquisa bibliográfica acerca da questão do PTD, bem como das discussões atuais, com base na Linguística da Enunciação, referentes ao ensino da língua materna, que darão o suporte teórico às discussões e análises decorrentes da investigação. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na análise e interpretação de um caso específico, isto é, do processo de elaboração do PTD de uma escola pública de Guarapuava-PR. Pretende-se, dessa forma, com os resultados desse estudo, contribuir para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa através de uma reflexão crítica acerca do Plano de Trabalho Docente.
id UNICESU-1_8e80ab989274432cadfd40bfa2554a52
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6104
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃOLíngua PortuguesaPlano de trabalho docenteProcesso de construção.Os professores das escolas públicas de nível fundamental e médio do Paraná reúnem-se, no início e no meio de cada ano letivo, em semanas pedagógicas e de estudo para refletir acerca de suas práticas pedagógicas e (re)elaborar o Plano de Trabalho Docente (PTD), documento no qual os professores estabelecem as linhas-mestras que nortearão o seu trabalho, durante o respectivo semestre, em determinada turma, tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) e o Projeto Político Pedagógico da escola. Pretende-se, com esta pesquisa, investigar quais as vozes (oficiais, institucionais, teóricas, pessoais/individuais) que permeiam o Plano de Trabalho Docente da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, buscando verificar que tipo de (inter)relações ocorrem (ou não ocorrem) entre essas vozes, até chegar ao produto final, que é o PTD. Objetiva-se com essa verificação possibilitar uma reflexão aos indivíduos envolvidos com o PTD que vise a maneiras de diminuir a superficialidade imbricada a esse documento que o transforma, muitas vezes, num ato meramente burocrático. Procura-se, portanto, responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as vozes que permeiam o PTD de Língua Portuguesa? Como se constitui cada uma dessas vozes? Quais são as relações estabelecidas entre essas vozes no PTD em questão? Para a realização dessa pesquisa, faz-se necessária, primeiramente, uma investigação de todo o processo que envolve a construção do PTD de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, desde os documentos oficiais considerados para a sua elaboração, passando pelo seu processo de construção, até o seu produto final, isto é, o PTD enquanto documento em sua materialidade. Para tanto, a pesquisadora, contando com o apoio de uma escola pública de Guarapuava-PR, participou das semanas pedagógicas e de estudo de fevereiro e de julho de 2009 dessa escola, nas quais os professores receberam orientações para o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação, discutiram e (re)elaboraram os seus PTD’s. As discussões durante as semanas pedagógicas e de estudo foram gravadas em vídeo pela pesquisadora para posterior análise. Além disso, torna-se necessária uma investigação das concepções de linguagem, de ensino-aprendizagem e de PTD dos professores de Língua Portuguesa da referida escola, para verificar como as vozes desses profissionais se fazem (ou não fazem) ecoar nas discussões realizadas nas semanas pedagógicas, como também, nos PTD’s por eles elaborados. Essa investigação dar-se-á através de entrevistas individuais com cada professor. Concomitante à investigação, realiza-se uma pesquisa bibliográfica acerca da questão do PTD, bem como das discussões atuais, com base na Linguística da Enunciação, referentes ao ensino da língua materna, que darão o suporte teórico às discussões e análises decorrentes da investigação. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na análise e interpretação de um caso específico, isto é, do processo de elaboração do PTD de uma escola pública de Guarapuava-PR. Pretende-se, dessa forma, com os resultados desse estudo, contribuir para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa através de uma reflexão crítica acerca do Plano de Trabalho Docente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T19:33:22Z2020-09-30T19:33:22Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6104porMETZ, Mônica Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-01T06:01:41Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6104Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-01T06:01:41Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
title O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
spellingShingle O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
METZ, Mônica Cristina
Língua Portuguesa
Plano de trabalho docente
Processo de construção
.
title_short O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
title_full O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
title_fullStr O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
title_full_unstemmed O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
title_sort O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
author METZ, Mônica Cristina
author_facet METZ, Mônica Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv METZ, Mônica Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Plano de trabalho docente
Processo de construção
.
topic Língua Portuguesa
Plano de trabalho docente
Processo de construção
.
description Os professores das escolas públicas de nível fundamental e médio do Paraná reúnem-se, no início e no meio de cada ano letivo, em semanas pedagógicas e de estudo para refletir acerca de suas práticas pedagógicas e (re)elaborar o Plano de Trabalho Docente (PTD), documento no qual os professores estabelecem as linhas-mestras que nortearão o seu trabalho, durante o respectivo semestre, em determinada turma, tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) e o Projeto Político Pedagógico da escola. Pretende-se, com esta pesquisa, investigar quais as vozes (oficiais, institucionais, teóricas, pessoais/individuais) que permeiam o Plano de Trabalho Docente da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, buscando verificar que tipo de (inter)relações ocorrem (ou não ocorrem) entre essas vozes, até chegar ao produto final, que é o PTD. Objetiva-se com essa verificação possibilitar uma reflexão aos indivíduos envolvidos com o PTD que vise a maneiras de diminuir a superficialidade imbricada a esse documento que o transforma, muitas vezes, num ato meramente burocrático. Procura-se, portanto, responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as vozes que permeiam o PTD de Língua Portuguesa? Como se constitui cada uma dessas vozes? Quais são as relações estabelecidas entre essas vozes no PTD em questão? Para a realização dessa pesquisa, faz-se necessária, primeiramente, uma investigação de todo o processo que envolve a construção do PTD de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, desde os documentos oficiais considerados para a sua elaboração, passando pelo seu processo de construção, até o seu produto final, isto é, o PTD enquanto documento em sua materialidade. Para tanto, a pesquisadora, contando com o apoio de uma escola pública de Guarapuava-PR, participou das semanas pedagógicas e de estudo de fevereiro e de julho de 2009 dessa escola, nas quais os professores receberam orientações para o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação, discutiram e (re)elaboraram os seus PTD’s. As discussões durante as semanas pedagógicas e de estudo foram gravadas em vídeo pela pesquisadora para posterior análise. Além disso, torna-se necessária uma investigação das concepções de linguagem, de ensino-aprendizagem e de PTD dos professores de Língua Portuguesa da referida escola, para verificar como as vozes desses profissionais se fazem (ou não fazem) ecoar nas discussões realizadas nas semanas pedagógicas, como também, nos PTD’s por eles elaborados. Essa investigação dar-se-á através de entrevistas individuais com cada professor. Concomitante à investigação, realiza-se uma pesquisa bibliográfica acerca da questão do PTD, bem como das discussões atuais, com base na Linguística da Enunciação, referentes ao ensino da língua materna, que darão o suporte teórico às discussões e análises decorrentes da investigação. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na análise e interpretação de um caso específico, isto é, do processo de elaboração do PTD de uma escola pública de Guarapuava-PR. Pretende-se, dessa forma, com os resultados desse estudo, contribuir para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa através de uma reflexão crítica acerca do Plano de Trabalho Docente.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T19:33:22Z
2020-09-30T19:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6104
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309703335444480