O PLANO DE TRABALHO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE O SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6104 |
Resumo: | Os professores das escolas públicas de nível fundamental e médio do Paraná reúnem-se, no início e no meio de cada ano letivo, em semanas pedagógicas e de estudo para refletir acerca de suas práticas pedagógicas e (re)elaborar o Plano de Trabalho Docente (PTD), documento no qual os professores estabelecem as linhas-mestras que nortearão o seu trabalho, durante o respectivo semestre, em determinada turma, tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE’s) e o Projeto Político Pedagógico da escola. Pretende-se, com esta pesquisa, investigar quais as vozes (oficiais, institucionais, teóricas, pessoais/individuais) que permeiam o Plano de Trabalho Docente da disciplina de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, buscando verificar que tipo de (inter)relações ocorrem (ou não ocorrem) entre essas vozes, até chegar ao produto final, que é o PTD. Objetiva-se com essa verificação possibilitar uma reflexão aos indivíduos envolvidos com o PTD que vise a maneiras de diminuir a superficialidade imbricada a esse documento que o transforma, muitas vezes, num ato meramente burocrático. Procura-se, portanto, responder às seguintes perguntas de pesquisa: Quais são as vozes que permeiam o PTD de Língua Portuguesa? Como se constitui cada uma dessas vozes? Quais são as relações estabelecidas entre essas vozes no PTD em questão? Para a realização dessa pesquisa, faz-se necessária, primeiramente, uma investigação de todo o processo que envolve a construção do PTD de Língua Portuguesa de uma escola pública de Guarapuava-PR, desde os documentos oficiais considerados para a sua elaboração, passando pelo seu processo de construção, até o seu produto final, isto é, o PTD enquanto documento em sua materialidade. Para tanto, a pesquisadora, contando com o apoio de uma escola pública de Guarapuava-PR, participou das semanas pedagógicas e de estudo de fevereiro e de julho de 2009 dessa escola, nas quais os professores receberam orientações para o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação, discutiram e (re)elaboraram os seus PTD’s. As discussões durante as semanas pedagógicas e de estudo foram gravadas em vídeo pela pesquisadora para posterior análise. Além disso, torna-se necessária uma investigação das concepções de linguagem, de ensino-aprendizagem e de PTD dos professores de Língua Portuguesa da referida escola, para verificar como as vozes desses profissionais se fazem (ou não fazem) ecoar nas discussões realizadas nas semanas pedagógicas, como também, nos PTD’s por eles elaborados. Essa investigação dar-se-á através de entrevistas individuais com cada professor. Concomitante à investigação, realiza-se uma pesquisa bibliográfica acerca da questão do PTD, bem como das discussões atuais, com base na Linguística da Enunciação, referentes ao ensino da língua materna, que darão o suporte teórico às discussões e análises decorrentes da investigação. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de cunho qualitativo, pois o interesse da pesquisa se assenta na análise e interpretação de um caso específico, isto é, do processo de elaboração do PTD de uma escola pública de Guarapuava-PR. Pretende-se, dessa forma, com os resultados desse estudo, contribuir para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa através de uma reflexão crítica acerca do Plano de Trabalho Docente. |
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