PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633 |
Resumo: | A partir do ano 2000 com a publicação do relatório referente ao National Reading Panel, a leitura fluente passou a ser uma habilidade que tem tomado papel de destaque entre as avaliações externas em larga escala. Neste viés, a presente pesquisa tem como objeto de análise a Prova Paraná Fluência aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental e como objetivo principal a reflexão sobre a utilização dos resultados obtidos a partir da Prova Paraná Fluência. A avaliação de fluência é o mais novo instrumento avaliativo voltado aos alunos em processo de alfabetização, o qual foi aplicado em 2019 em alguns estados brasileiros, dentre eles o estado do Paraná. Como referencial teórico adotou-se alguns estudos de aspectos fundamentais sobre avaliações externas, avaliação de leitura fluente e processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura fluente com compreensão. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias: documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial e fontes secundárias: levantamento de teses, dissertações e artigos científicos que tratam do objeto de pesquisa. Como resultado, espera-se fornecer apontamentos sobre o uso dos resultados da avaliação de fluência com vistas a redimensionar as estratégias de ensino na busca pela melhoria da educação brasileira. |
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PROVA PARANÁ FLUÊNCIA 2019: REFLEXÕES SOBRE O USO DOS RESULTADOSAvaliação externaEnsinoAprendizagemA partir do ano 2000 com a publicação do relatório referente ao National Reading Panel, a leitura fluente passou a ser uma habilidade que tem tomado papel de destaque entre as avaliações externas em larga escala. Neste viés, a presente pesquisa tem como objeto de análise a Prova Paraná Fluência aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental e como objetivo principal a reflexão sobre a utilização dos resultados obtidos a partir da Prova Paraná Fluência. A avaliação de fluência é o mais novo instrumento avaliativo voltado aos alunos em processo de alfabetização, o qual foi aplicado em 2019 em alguns estados brasileiros, dentre eles o estado do Paraná. Como referencial teórico adotou-se alguns estudos de aspectos fundamentais sobre avaliações externas, avaliação de leitura fluente e processo de aprendizagem e desenvolvimento da leitura fluente com compreensão. A metodologia utilizada para coleta de informações pautou-se em pesquisa bibliográfica considerando fontes primárias: documentos oficiais e coleta de dados do órgão oficial e fontes secundárias: levantamento de teses, dissertações e artigos científicos que tratam do objeto de pesquisa. Como resultado, espera-se fornecer apontamentos sobre o uso dos resultados da avaliação de fluência com vistas a redimensionar as estratégias de ensino na busca pela melhoria da educação brasileira.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T20:22:00Z2022-04-13T20:22:00Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9633porEncontro Internacional de Produção CientíficaDOSSENA, Gisele AparecidaESTRADA, Adrian Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T14:03:58Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9633Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T14:03:58Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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