A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MACUCH, Regiane da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795
Resumo: Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.
id UNICESU-1_98e279851a257d88d6cb46180ed8ae73
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2795
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORESComunicaçãoPromoção do conhecimento e de saúdeConsiderando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-14T18:40:41Z2019-11-14T18:40:41Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795porBASSOLI, Elessandra Natalina SantanaMACUCH, Regiane da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:50:09Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2795Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:50:09Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
title A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
spellingShingle A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
Comunicação
Promoção do conhecimento e de saúde
title_short A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
title_full A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
title_fullStr A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
title_full_unstemmed A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
title_sort A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
author BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
author_facet BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
MACUCH, Regiane da Silva
author_role author
author2 MACUCH, Regiane da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
MACUCH, Regiane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Promoção do conhecimento e de saúde
topic Comunicação
Promoção do conhecimento e de saúde
description Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-14T18:40:41Z
2019-11-14T18:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098700223807488