AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: BROTHERHOOD, Rachel de Maya
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073
Resumo: A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista.
id UNICESU-1_b5b5a06184f68a93cc98564530e33fa1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6073
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICAEducação inclusivaAutismoLegislação e prática.A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T13:12:43Z2020-09-30T13:12:43Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073porSILVA, Maria do Carmo Bezerra de LimaBROTHERHOOD, Rachel de Mayainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-30T17:07:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6073Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-30T17:07:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
title AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
spellingShingle AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
Educação inclusiva
Autismo
Legislação e prática
.
title_short AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
title_full AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
title_fullStr AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
title_full_unstemmed AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
title_sort AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
author SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
author_facet SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
BROTHERHOOD, Rachel de Maya
author_role author
author2 BROTHERHOOD, Rachel de Maya
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima
BROTHERHOOD, Rachel de Maya
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Autismo
Legislação e prática
.
topic Educação inclusiva
Autismo
Legislação e prática
.
description A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-09-30T13:12:43Z
2020-09-30T13:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091057
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073
identifier_str_mv 9788561091057
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098733588447232