AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073 |
Resumo: | A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista. |
id |
UNICESU-1_b5b5a06184f68a93cc98564530e33fa1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6073 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICAEducação inclusivaAutismoLegislação e prática.A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-09-30T13:12:43Z2020-09-30T13:12:43Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073porSILVA, Maria do Carmo Bezerra de LimaBROTHERHOOD, Rachel de Mayainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-30T17:07:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6073Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-30T17:07:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
title |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
spellingShingle |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima Educação inclusiva Autismo Legislação e prática . |
title_short |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
title_full |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
title_fullStr |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
title_full_unstemmed |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
title_sort |
AUTISMO E INCLUSÃO: DA TEORIA À PRÁTICA |
author |
SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima |
author_facet |
SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima BROTHERHOOD, Rachel de Maya |
author_role |
author |
author2 |
BROTHERHOOD, Rachel de Maya |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria do Carmo Bezerra de Lima BROTHERHOOD, Rachel de Maya |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Autismo Legislação e prática . |
topic |
Educação inclusiva Autismo Legislação e prática . |
description |
A inclusão escolar de deficientes é um tema controverso que vem sendo amplamente debatido pela sociedade. Objetivando conhecer melhor o tema, especialmente em ralação à criança autista, desenvolve-se esta pesquisa. A escolha do autismo deveu-se ao fato de ser uma síndrome pouco conhecida e de existirem poucos movimentos para promover a inclusão escolar de autistas. Pretende-se também definir o papel do professor e seu posicionamento, e de professores em formação, quanto a questões relativas ao tema. O trabalho foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o conceito de inclusão na sociedade e na escola, sua origem, evolução histórica e legislação pertinente no Brasil e exterior. Esta etapa já realizada conclui que, no Brasil, existem leis que definem a prática da inclusão, mas carecem de mecanismos que garantam o seu cumprimento. Foi feita também uma descrição da síndrome de acordo com a literatura, considerando características, diagnóstico e formas de intervenção. Para o segundo momento está planejada uma análise da formação de professores que atuam no ensino fundamental e de alunos de Pedagogia, para definir seu conhecimento sobre o autismo e seu preparo para promover a inclusa. Estão sendo aplicados questionários a alunos do curso de Pedagogia do Cesumar e profissionais da rede pública de ensino fundamental da cidade de Maringá. A escolha das escolas, dos profissionais e dos alunos foi aleatória. Espera-se demonstrar a necessidade de uma formação mais adequada para que se possam efetivar os propósitos legais de inclusão escolar da criança autista. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-09-30T13:12:43Z 2020-09-30T13:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098733588447232 |