GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARUTTI, Selson
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862
Resumo: Atualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio.
id UNICESU-1_c2dba00ddda609e535fc2ae96fe4ed0f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6862
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIACiênciasEducaçãoPedagogiaAtualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T11:43:31Z2007-10-232021-01-28T11:43:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862porGARUTTI, Selsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6862Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:01:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
title GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
spellingShingle GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
GARUTTI, Selson
Ciências
Educação
Pedagogia
title_short GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
title_full GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
title_fullStr GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
title_full_unstemmed GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
title_sort GÊNESE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA
author GARUTTI, Selson
author_facet GARUTTI, Selson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARUTTI, Selson
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Educação
Pedagogia
topic Ciências
Educação
Pedagogia
description Atualmente têm sido tratadas, com acentuada ênfase, tanto nos meios científicos como populares questões relacionadas à preservação e à degradação dos recursos naturais, bem como sobre a recuperação de tais recursos. Nesse contexto, observa-se que o ambiente vem sofrendo degradação de várias formas e escalas nas mais diferentes regiões do planeta. Quando se fala de meio ambiente, na maioria dos meios de comunicação e em rodas de conversa dos mais diferentes grupos sociais, defini-se meio ambiente como tudo o que cerca o ser vivo, que o influencia e que é indispensável à sua sustentação. Este tudo inclui: solo, clima, recursos hídricos, ar, nutrientes e os outros organismos. Entretanto, a definição (se é que assim pode-se considerar) de meio ambiente comumente utilizada está equivocada, se a analisarmos como acontece na realidade do espaço vivido. O meio ambiente não é constituído apenas do meio físico e biológico, mas também do meio sócio – cultural – político - econômico e sua relação com os modelos de desenvolvimento adotados pelo homem. È urgente à necessidade de revermos as premissas do crescimento econômico, tendo em vista o alcance de índices satisfatórios de desenvolvimento humano e de conservação ambiental. É preciso, para tanto, que a sociedade torne-se ciente de que o desenvolvimento não deve mais ocorrer à custa da degradação do ambiente, como se este fosse obstáculo, mas em concordância com ele, aproveitando-se adequadamente suas potencialidades, de forma a não exaurir os recursos naturais. Somente dessa forma será viável a continuidade e a permanência de nosso processo civilizador. Esse projeto visa acima de tudo, formar cidadãos que conheçam suas potencialidades e que tenham em suas formas de pensar e agir um desenvolvimento que respeite o meio ambiente, que envolva sim, o espaço físico e biológico, mais que também inclua nesse meio seu dia-a-dia, a sociedade a qual faz parte e é agente transformador, buscando melhor qualidade de vida, respeitando, tudo e todos, exigindo e cultivando o respeito a si próprio.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T11:43:31Z
2021-01-28T11:43:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098698777821184