ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100 |
Resumo: | O objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino. |
id |
UNICESU-1_c4e2f12802ab7122fe71fa197f9a56c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7100 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADOEstágioAvaliaçãoConhecimentoO objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T12:04:10Z2005-10-192021-02-03T12:04:10Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100porCOUTINHO, Evandra Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:39Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7100Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-04T05:40:39Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO COUTINHO, Evandra Monica Estágio Avaliação Conhecimento |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
COUTINHO, Evandra Monica |
author_facet |
COUTINHO, Evandra Monica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COUTINHO, Evandra Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Avaliação Conhecimento |
topic |
Estágio Avaliação Conhecimento |
description |
O objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-03T12:04:10Z 2021-02-03T12:04:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309686756409344 |