ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Evandra Monica
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100
Resumo: O objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino.
id UNICESU-1_c4e2f12802ab7122fe71fa197f9a56c9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7100
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTÁGIO SUPERVISIONADOEstágioAvaliaçãoConhecimentoO objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T12:04:10Z2005-10-192021-02-03T12:04:10Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100porCOUTINHO, Evandra Monicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:39Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7100Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-04T05:40:39Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title ESTÁGIO SUPERVISIONADO
spellingShingle ESTÁGIO SUPERVISIONADO
COUTINHO, Evandra Monica
Estágio
Avaliação
Conhecimento
title_short ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_fullStr ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_full_unstemmed ESTÁGIO SUPERVISIONADO
title_sort ESTÁGIO SUPERVISIONADO
author COUTINHO, Evandra Monica
author_facet COUTINHO, Evandra Monica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COUTINHO, Evandra Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Avaliação
Conhecimento
topic Estágio
Avaliação
Conhecimento
description O objetivo primeiro deste trabalho é cumprir um requisito parcial de avaliação exigida pelo curso de Letras, na disciplina de Estágio Supervisionado. A partir das experiências vivenciadas no estágio, enfocará aqui, mais precisamente a regência no ensino médio e a forma como se procedeu para a atuação, reflexão sobre a atividade profissional e intervenção da realidade. Nessa fase da regência, realizou-se 10h/a de observação e 8h/a de regência. Também houve participação, individualmente, de uma micro-aula, ministrada para os colegas estagiários, com a presença da supervisora de estágio, onde apresentou-se todo o processo que seria realizado na prática em sala, fazendo uma simulação das aulas que seriam ministradas, perfazendo um total de 2h/a. Durante todo o processo de estágio supervisionado, em ensino médio, pode-se observar que todo aluno de licenciatura necessita desse espaço (estágio) para poder desenvolver suas habilidades profissionais e vivenciar na prática a realidade do que realmente é uma sala de aula. No caminhar desse curso e do estágio, pode-se ter um contato direto com alunos, de diferentes formas e diferentes classes sociais; isso transmitiu uma experiência muito grande de como lidar com situações que requerem um exercício de autonomia profissional. Assim, o estágio possibilitou analisar quanto o aluno do curso de Letras deve dominar, além dos conteúdos específicos, os métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento para diferentes níveis de ensino.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-03T12:04:10Z
2021-02-03T12:04:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309686756409344