A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Luciane Fernandes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nogueira, Keysy Solange Costa, Fernandez, Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial.
id UEPG-31_d8222e620585f75f07a0f2f8e30bf07d
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14194
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDOConhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox.O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial.Editora UEPG2019-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlapplication/ziptext/htmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1419410.5212/OlharProfr.v.21i2.0011Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 326 - 3351984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209211301https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216012https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216013https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216162Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandezinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoes, Luciane Fernandes deNogueira, Keysy Solange CostaFernandez, Carmen2022-03-19T20:09:02Zoai:uepg.br:article/14194Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2022-03-19T20:09:02Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
title A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
Goes, Luciane Fernandes de
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox.
title_short A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
title_full A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
title_sort A IMPORTÂNCIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO
author Goes, Luciane Fernandes de
author_facet Goes, Luciane Fernandes de
Nogueira, Keysy Solange Costa
Fernandez, Carmen
author_role author
author2 Nogueira, Keysy Solange Costa
Fernandez, Carmen
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Luciane Fernandes de
Nogueira, Keysy Solange Costa
Fernandez, Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox.
topic Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK). Estágio supervisionado. Reações redox.
description O objetivo deste estudo foi investigar o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) de licenciandosde química durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), na qual o discente participa deum processo completo de ensino: planejamento, implementação e reflexão sobre a prática, sobre o assunto dereações redox. Para a análise dos dados, utilizou-se uma rubrica com elementos que representam o conteúdoe as estratégias instrucionais nos três momentos distintos. Cada elemento foi classificado em limitado, básico,proficiente ou exemplar. Dois pesquisadores analisaram nove relatórios finais da disciplina (k = 0,92). Os resultadosindicam que apesar dos futuros professores apresentaram desempenho limitado nos componentes do PCK, os ECSsão espaços que fornecem elementos para a construção do PCK. Além disso, aponta-se para a necessidade deprogramas formação continuada, que forneçam subsídios para uma maturidade do conhecimento adquirido naformação inicial.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194
10.5212/OlharProfr.v.21i2.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.21i2.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209211301
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216012
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216013
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14194/209209216162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciane Fernandes de Goes, Keysy Solange Costa Nogueira, Carmen Fernandez
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
application/zip
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 21 Nr. 2 (2018); 326 - 335
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335
Olhar de Professor; Vol. 21 Núm. 2 (2018); 326 - 335
Olhar de Professor; Vol. 21 No. 2 (2018); 326 - 335
Olhar de Professor; v. 21 n. 2 (2018); 326 - 335
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053496860606464