AVALIAÇÃO DA AUTO-EFICÁCIA DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6250 |
Resumo: | As dificuldades escolares estão muitas vezes relacionadas aos julgamentos e percepções que as crianças fazem de si, portanto é muito importante saber como a criança avalia sua própria capacidade em atividades específicas, pois tal avaliação irá influenciar no seu desempenho acadêmico. O estudo teve como objetivo analisar o senso de auto-eficácia de crianças em idade escolar, buscando relacioná-las com o seu rendimento escolar. A população foi composta de 177 crianças de ambos os sexos, 82 do sexo masculino e 95 do sexo feminino, com idade entre 8 e 12 anos que estavam cursando a 3ª e 4ª série do ensino fundamental de uma escola municipal. Os dados foram coletados através de uma ficha de identificação da criança, um roteiro de avaliação do senso de auto-eficácia e a avaliação do rendimento escolar do aluno. A análise dos dados deu-se através de software Statistica 7.0 e os resultados foram comparados através do teste U de Mann-Whitney. Foi possível observar que os alunos com histórico de repetência obtiveram uma média inferior no escore de auto-eficácia (15,79), enquanto que a média dos não repetentes foi de 17,13, portanto superior. Os resultados mostram a necessidade de que pais e educadores estejam atentos para aspectos como as crenças pessoais de capacidade, buscando favorecer o desenvolvimento de auto-percepções positivas, e esclarecidos sobre as condições psicológicas das crianças, contribuindo para o trabalho de promoção em Saúde Mental Infantil. |
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