O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231 |
Resumo: | As investigações na área de ensino de ciências têm mostrado relevantes avanços para minimizar as problemáticas que circundam os processos de ensino e de aprendizagem neste campo. Um caminho bastante percorrido para tais investigações relaciona-se ao estudo do discurso dos professores que atuam nas escolas onde transparecem, entre outros, suas formas de pensar, suas concepções e representações, aspectos que estabelecem íntima relação com sua atuação. O presente texto aborda os resultados de um contato inicial com a pesquisa, de uma aluna do ensino superior em projeto de iniciação científica voluntária, onde o foco inicial é a busca por uma metodologia de análise dos dados obtidos por meio da entrevista gravada com professores de ciências. Desta forma, é apresentada uma imersão no vasto e complexo campo da análise do discurso que se mostra profícuo para o estudo em curso, permitindo um olhar crítico por sobre os dados de pesquisa e a exploração das interfaces entre aspectos próprios da linguagem e as formas de pensar no/sobre o ensino de ciências. |
id |
UNICESU-1_cbeccd66757127c7ab9c5c0f707303ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6231 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISEAnálise do discursoEnsino de ciênciasFormação de professoresAs investigações na área de ensino de ciências têm mostrado relevantes avanços para minimizar as problemáticas que circundam os processos de ensino e de aprendizagem neste campo. Um caminho bastante percorrido para tais investigações relaciona-se ao estudo do discurso dos professores que atuam nas escolas onde transparecem, entre outros, suas formas de pensar, suas concepções e representações, aspectos que estabelecem íntima relação com sua atuação. O presente texto aborda os resultados de um contato inicial com a pesquisa, de uma aluna do ensino superior em projeto de iniciação científica voluntária, onde o foco inicial é a busca por uma metodologia de análise dos dados obtidos por meio da entrevista gravada com professores de ciências. Desta forma, é apresentada uma imersão no vasto e complexo campo da análise do discurso que se mostra profícuo para o estudo em curso, permitindo um olhar crítico por sobre os dados de pesquisa e a exploração das interfaces entre aspectos próprios da linguagem e as formas de pensar no/sobre o ensino de ciências.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T12:39:10Z2020-10-06T12:39:10Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231porSTAUB, TatianeSTRIEDER, Dulce MariaMALACARNE, Vilmarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:00:41Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6231Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:00:41Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
title |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
spellingShingle |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE STAUB, Tatiane Análise do discurso Ensino de ciências Formação de professores |
title_short |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
title_full |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
title_fullStr |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
title_full_unstemmed |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
title_sort |
O DISCURSO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A BUSCA POR UMA FORMA DE ANÁLISE |
author |
STAUB, Tatiane |
author_facet |
STAUB, Tatiane STRIEDER, Dulce Maria MALACARNE, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
STRIEDER, Dulce Maria MALACARNE, Vilmar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STAUB, Tatiane STRIEDER, Dulce Maria MALACARNE, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do discurso Ensino de ciências Formação de professores |
topic |
Análise do discurso Ensino de ciências Formação de professores |
description |
As investigações na área de ensino de ciências têm mostrado relevantes avanços para minimizar as problemáticas que circundam os processos de ensino e de aprendizagem neste campo. Um caminho bastante percorrido para tais investigações relaciona-se ao estudo do discurso dos professores que atuam nas escolas onde transparecem, entre outros, suas formas de pensar, suas concepções e representações, aspectos que estabelecem íntima relação com sua atuação. O presente texto aborda os resultados de um contato inicial com a pesquisa, de uma aluna do ensino superior em projeto de iniciação científica voluntária, onde o foco inicial é a busca por uma metodologia de análise dos dados obtidos por meio da entrevista gravada com professores de ciências. Desta forma, é apresentada uma imersão no vasto e complexo campo da análise do discurso que se mostra profícuo para o estudo em curso, permitindo um olhar crítico por sobre os dados de pesquisa e a exploração das interfaces entre aspectos próprios da linguagem e as formas de pensar no/sobre o ensino de ciências. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T12:39:10Z 2020-10-06T12:39:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098692606951424 |