ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna. |
id |
UNICESU-1_d02f32faada62909c1d5dee576a9f17f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7112 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTALEstágio supervisionadoFunções e aspectos da docênciaEnsino da língua maternaO presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T13:16:03Z2005-10-192021-02-03T13:16:03Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112porCARNIEL, Fabianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-04T05:40:42Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7112Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-04T05:40:42Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL CARNIEL, Fabiane Estágio supervisionado Funções e aspectos da docência Ensino da língua materna |
title_short |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
CARNIEL, Fabiane |
author_facet |
CARNIEL, Fabiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARNIEL, Fabiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Funções e aspectos da docência Ensino da língua materna |
topic |
Estágio supervisionado Funções e aspectos da docência Ensino da língua materna |
description |
O presente trabalho objetiva apresentar uma das etapas realizadas durante o estágio supervisionado de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras do CESUMAR. Relata-se todo o processo envolvido em tal etapa, uma vez que a mesma visava à preparação dos acadêmicos no que diz respeito a todas as funções e aspectos da docência, colocando o futuro docente diante de situações reais de sala de aula. A referida etapa do estágio supervisionado se deu no ensino fundamental, em uma sexta série de uma instituição pública de ensino, determinada previamente pelo professor supervisor de estágio. Realizou-se um período observatório de 10 horas/aulas no qual foi possível destacar aspectos diversos da escola campo de estágio, bem como dos alunos da referida turma. Posteriormente, houve um período de 36 horas/aulas para planejamento do conteúdo a ser ministrado que foi determinado pelo professor titular da sala de aula. O referido planejamento do conteúdo se deu com base nas especificações dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Após, realizou-se a regência na qual foram cumpridas 10 horas/aulas, finalizando, assim, a etapa do ensino fundamental. Nas referidas aulas, trabalhou-se com textos diversos e foi dada ênfase à compreensão textual, discussões orais e atividades escritas eram realizadas acerca dos mesmos. Nessa prática, verificou-se grande deficiência por parte dos alunos na execução das atividades propostas. Dessa forma, foi possível vivenciar situações reais do ensino da língua portuguesa, bem como perceber dificuldades e caminhos para o seu efetivo ensino, compreendendo as necessidades reais para se alcançar o nível de desenvolvimento e aprendizagem esperado para essa fase. Concluiu-se que é necessário intensificar e melhorar o trabalho efetuado no ensino fundamental no que diz respeito à língua portuguesa. Uma vez que esta etapa é de suma importância para a aprendizagem da leitura e da escrita, ela deve se desenvolver como base sólida, realmente, dando embasamento para os anos seguintes do ensino da língua materna. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-03T13:16:03Z 2021-02-03T13:16:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098716893020160 |