A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: STRIEDER, Dulce Maria
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552
Resumo: O presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica.
id UNICESU-1_d68c9b226095940d176e8c598594c0fe
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6552
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIASCultura teuto-brasileiraEnsino de ciênciasFormação de professoresO presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T11:51:31Z2007-10-232021-01-21T11:51:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552porSTRIEDER, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:25:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6552Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:25:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
title A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
spellingShingle A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
STRIEDER, Dulce Maria
Cultura teuto-brasileira
Ensino de ciências
Formação de professores
title_short A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_fullStr A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_full_unstemmed A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
title_sort A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
author STRIEDER, Dulce Maria
author_facet STRIEDER, Dulce Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv STRIEDER, Dulce Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura teuto-brasileira
Ensino de ciências
Formação de professores
topic Cultura teuto-brasileira
Ensino de ciências
Formação de professores
description O presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-21T11:51:31Z
2021-01-21T11:51:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309711922233344