A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552 |
Resumo: | O presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica. |
id |
UNICESU-1_d68c9b226095940d176e8c598594c0fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6552 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIASCultura teuto-brasileiraEnsino de ciênciasFormação de professoresO presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-21T11:51:31Z2007-10-232021-01-21T11:51:31Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552porSTRIEDER, Dulce Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:25:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6552Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:25:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
spellingShingle |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS STRIEDER, Dulce Maria Cultura teuto-brasileira Ensino de ciências Formação de professores |
title_short |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_fullStr |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_full_unstemmed |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
title_sort |
A CULTURA LOCAL E SEUS ELOS COM AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS |
author |
STRIEDER, Dulce Maria |
author_facet |
STRIEDER, Dulce Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
STRIEDER, Dulce Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura teuto-brasileira Ensino de ciências Formação de professores |
topic |
Cultura teuto-brasileira Ensino de ciências Formação de professores |
description |
O presente trabalho busca contribuir para a compreensão dos vínculos entre elementos culturais locais e a cultura científica na escola, investigando, junto a professores de ciências de um contexto teutobrasileiro, como a cultura local e a cultura científica se fazem presentes e se relacionam em suas representações sobre os processos de ensino e aprendizagem em ciências. Na pesquisa de campo, é investigado o cotidiano da educação, em especial, o ensino de ciências, no município de Salvador das Missões, RS, anteriormente integrante da Colônia Sêrro Azul, colonizada desde 1902. Os resultados apontam para características de uma comunidade em transformação, revelando, ao mesmo tempo, a intenção de manutenção dos elementos de identificação cultural local, historicamente constituídos e transformados, e, também a intenção de inserção cada vez maior na cultura científica mundial. O ensino de ciências na escola assume, neste meio, dupla função: por um lado, o de possibilitador de melhorias no cotidiano vivido localmente, pela sua ampla compreensão e reforço de valores e, por outro lado, importante e necessário agente de imersão na cultura científica. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-21T11:51:31Z 2021-01-21T11:51:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805309711922233344 |