INTEGRAÇÃO DE PADRÕES E PROTOCOLOS DE INTEROPERABILIDADE NA TROCA E BUSCA DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOKI, Alberto Tuti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FLORINDO, Rafael Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2013
Resumo: Sabe-se que a educação é um grande repositório de conhecimento para o movimento dos Dados Abertos Educacionais, e que devem permitir uma gama de recursos que favoreçam o acesso aberto a mesma. A educação aberta é uma tentativa de buscar alternativas sustentáveis para algumas das barreiras evidentes no que tange ao direito de uma educação de qualidade, seja ela, econômica, social ou regional. Estas novas estratégias incluem oferecer ao aluno a oportunidade de participar da produção do conhecimento, com orientação do professor formador, a partir da troca de ideias, informações, experiências que devem ultrapassar as barreiras impostas pela sociedade, evidenciando a tendência mundial da educação aberta. Ainda, com este recurso, é válido a construção e adaptação dos materiais de aulas entre professores das instituições, que a partir dos recursos tecnológicos possibilita o compartilhamento deste material. Aliado ao com o setor tecnológico, os Recursos Educacionais Abertos (REAs) são disponibilizados na internet, por meio de materiais de ensino, em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de forma aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros. Este recurso tem se fortalecido internacionalmente, e a partir deste movimento, o governo brasileiro, passou a disponibilizar um maior número de uso de licenças abertas nos repositórios de conteúdo digitais subsidiados por ele. Bem como instituições privadas que têm se interessado a este movimento licenciando os seus recursos educacionais com licenças abertas ou semiabertas, pois qualquer material disponível no mundo virtual pode ser usado e adaptado por outras pessoas. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivo estudar o funcionamento dos padrões de metadados e os protocolos que são utilizados, permitindo o recurso de interoperabilidade entre repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REAs), ou seja, permitir que diferentes sistemas trabalhem com a mesma base, ou seja, os repositórios. Pretende-se, ainda, avaliar mecanismo que facilitam a busca dos REAS e realizar uma comparação entre os padrões e protocolos de interoperabilidade voltada aos REAs. A metodologia a ser empregada é baseada na pesquisa exploratória e na bibliografia correlata aos conceitos envoltos pelos metadados, protocolos de interoperabilidade entre repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REAs). Este estudo se faz necessário, para averiguar quais os metadados e os protocolos estão apoiando a reutilização, e a descoberta de novos conhecimentos, facilitando assim a interoperabilidade dos objetos educacionais. Posteriormente, pretende-se realizar uma comparação entres os conceitos estudados, apontando quais são os recursos mais utilizados apresentando, assim, como resultado de pesquisa, os mecanismos, padrões de metadados, protocolos de interoperabilidade entre repositórios, que tornam cada vez mais os REAs uma realidade.
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