ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Daniele Bellese Dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267
Resumo: O tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo.
id UNICESU-1_f553cee95cd4d320be27717b73d729a0
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2267
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDAEducaçãoModernidade LíquidaZygmunt BaumanPós-modernidadeO tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T14:10:00Z2019-08-27T14:10:00Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267porSANTOS, Daniele Bellese DosBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:01Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2267Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:09:01Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
title ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
spellingShingle ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
SANTOS, Daniele Bellese Dos
Educação
Modernidade Líquida
Zygmunt Bauman
Pós-modernidade
title_short ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
title_full ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
title_fullStr ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
title_full_unstemmed ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
title_sort ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE Zygmunt Bauman E A MODERNIDADE LÍQUIDA
author SANTOS, Daniele Bellese Dos
author_facet SANTOS, Daniele Bellese Dos
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author_role author
author2 BORDIN, Reginaldo Aliçandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Daniele Bellese Dos
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Modernidade Líquida
Zygmunt Bauman
Pós-modernidade
topic Educação
Modernidade Líquida
Zygmunt Bauman
Pós-modernidade
description O tema desta pesquisa é o pensamento educacional de Bauman (1925-2017), um dos principais pensadores contemporâneos. Segundo ele, estamos a viver um momento histórico de liquidez, de rarefação do conhecimento, da ciência dos valores que contribuem para o processo civilizatório. Por essa razão, muitos intelectuais afirmam que o mundo vem passando por grandes transformações, em setores como a informação, onde tudo ocorre de forma muito ágil e acelerada. Tais mudanças se devem à globalização e às inovações tecnológicas que surgem a cada minuto, mas, sobretudo, são oriundas do capitalismo globalizado. Este projeto tem por objetivo estudar o pensamento educacional de Zygmunt Bauman e a Modernidade Líquida. Por meio deste estudo, identificar o papel do professor na sociedade líquido-moderna. Enquanto objetivos específicos, determinar o papel da educação e verificar como a educação pode contribuir para transformar a sociedade atual. Segundo Bauman essas discussões são importantes porque podem contribuir para as desigualdades e repensar as influências que o consumismo, as tecnologias e a globalização trazem para educação. Para que seja possível atingir o objetivo do projeto, a pesquisa se ocupará de revisões bibliográficas que fundamentam o pensamento do autor e para maior compreensão do problema proposto e do objeto, o estudo irá priorizar referências primárias. Será feito um planejamento das ações a serem desenvolvidas e cumpridas ao decorrer da pesquisa. Diante de todas as mudanças sociais que têm ocorrido, faz-se necessário estudar as obras de Zygmunt Bauman, pois sua teoria contribui para o entendimento das relações sociais e educacionais, tendo em vista atuais as consequências da globalização e do consumismo que afetam praticamente todas as relações humanas. Naquilo que Bauman chamou de Modernidade líquida, o papel do educador e da educação pode ser agente transformador, a fim de reduzir as desigualdades. Os produtos esperados no decorrer deste projeto de pesquisa são artigos científicos que estejam de acordo com os objetivos do estudo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T14:10:00Z
2019-08-27T14:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309702842613760