ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4995 |
Resumo: | A maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas. |
id |
UNICESU-1_f7a3ccc2fb7369b0db2d4d9a427f6ffd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4995 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTASEnsino superiorEstratégias de leituraFormação de professoresLeituraA maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T14:45:18Z2020-02-13T14:45:18Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4995porGIMENES, Diesse GarciaPULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:15Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4995Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:15Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
title |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS GIMENES, Diesse Garcia Ensino superior Estratégias de leitura Formação de professores Leitura |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA UTILIZADAS POR ALUNOS DELICENCIATURA DE ÁREAS DISTINTAS |
author |
GIMENES, Diesse Garcia |
author_facet |
GIMENES, Diesse Garcia PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa |
author_role |
author |
author2 |
PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GIMENES, Diesse Garcia PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Estratégias de leitura Formação de professores Leitura |
topic |
Ensino superior Estratégias de leitura Formação de professores Leitura |
description |
A maioria das atividades que ocorre no ensino superior exige dos alunos habilidades, nem sempre aprendidas na escolaridade anterior. Nesse nível de ensino queixas são comuns,entre alunos e professores, quanto às condições para a produção de leituras de estudo, especialmente de textos acadêmicos. O presente trabalho, de natureza exploratória, objetivou investigar as estratégias de leitura utilizadas por alunos matriculados em dois cursos de licenciatura de uma instituição pública.Os alunos participantes (N=104) encontravam-se matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de Biologia (n=59) e Matemática(n=45). A opção por selecionar alunos de licenciatura deve-se à importância de que estes, como futuros professores, terão entre suas responsabilidades a formação de novos leitores.Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Estratégias de Leitura, traduzida e adaptada por Kopke Filho e informado que ao responderem deveriam ter por foco a leitura dos textos prescritos nas disciplinas de seu curso. Comparações tendo por foco as séries e áreas do curso foram realizadas. De modo geral, os resultados indicam que alunos do último ano do curso informam utilizar com mais frequência estratégias de leitura que favorecem uma leitura mais apropriada dos textos prescritos. A importância e a necessidade dos professores de ensino superior se preocuparem em ensinar os alunos a lerem os textos que prescrevem são ressaltadas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-13T14:45:18Z 2020-02-13T14:45:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-603-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4995 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-603-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098721770995712 |