Educação Ambiental e Políticas Públicas: limites e possibilidades das práticas e da gestãoEnvironmental Education and Public Policy: limits and possibilities of practice and management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Arlete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carniatto, Irene, Coelho, Wanderléia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ambiência (Online)
Texto Completo: https://revistas.unicentro.br/index.php/ambiencia/article/view/4356
Resumo: Este artigo trata das práticas de educação ambiental formal, não formal e de gestão das políticas públicas municipais resultantes de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós- Graduação, a partir dos trabalhos apresentados no Eixo Temático Educação Ambiental e Políticas Públicas do XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, realizado em Guarapuava-PR, em 2015. Buscou-se indicar elementos para a reflexão dos limites e possibilidades presentes no conteúdo dos dez trabalhos apresentados no eixo referido. A temática dos resíduos sólidos está presente em quatro trabalhos; três trabalhos tratam da gestão de políticas públicas; um se refere à elaboração de políticas públicas; um sobre a formação e outro sobre ações de prevenção. Os trabalhos indicaram, em seus respectivos resultados, que a participação social se constituiu como determinante articulador das ações de educação ambiental. Com relação à gestão de políticas públicas foram identificados os seguintes problemas: mudança de representantes governamentais quando há alterações de gestão municipal; falta de paciência com o processo de construção coletiva dessa política; sobrecarga de atividades dos técnicos que atuam com educação ambiental, impedindo maior dedicação; falta de orçamento, engajamento, articulação, formação continuada e divulgação. Na gestão escolar constatou-se que a educação ambiental não estava inserida no Projeto Político Pedagógico da escola e faltava a continuidade das ações e dos projetos. Na gestão de proteção de mananciais evidenciou-se comprometimento da população nos cuidados de proteção e percepção de que as ações devem ser compartilhadas entre as instituições públicas. A educação ambiental não formal e a informal foram o campo de atuação de oito trabalhos e outros dois trataram da educação ambiental formal no âmbito da educação básica.Abstract This paper deals with the formal environmental education practices, non-formal and management of municipal public policies, results searches linked to Post Graduation Program, from the papers presented at the thematic Axis of Environmental Education and Public Policy, the XV Paranaense Meeting Environmental Education, held in Guarapuava in 2015.It seeks to display elements for the thinking of the limits and possibilities present in the content of the ten papers presented in this Axis.The subject of solid wastes is present at four papers; other three dealing with public policy management; one on public policy development; another of formation and other about preventive actions.e papers showed as a result that social participation was constituted as a determining articulator of environmental education. At management of public policy problems were identified as: a change of government representatives with the change in municipal management; lack of patience with the process of collective building of this policy; activities overow of technicians working with environmental education, preventing greater commitment; the lack of budget, commitment, articulation, ongoing education and dissemination.In the scholar management it was found that environmental education was not being inserted in the school Pedagogical Political Project and the lack of continuity of shares and projects. Non-formal and informal environmental education was the playing field of eight jobs and only two papers dealt with the formal environmental education within the framework of basic education.
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