Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Universitas. Ciências da saúde (Online) |
DOI: | 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
Texto Completo: | https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem. |
id |
UNICEUB-2_d29ddfb225e95eaa15ce9bc381ebe4c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1144 |
network_acronym_str |
UNICEUB-2 |
network_name_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
spelling |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.UniCEUB2011-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/114410.5102/ucs.v8i2.1144Universitas: Ciências da Saúde; v. 8, n. 2 (2010); 97-1151981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144/1229Gesteira, Poliana NunesPeixoto, Henry Maiade Souza, Hélia CarlaMiranda, Luciana Farias deNormando, Lígia Richter de Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-26T13:55:57Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1144Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2011-04-26T13:55:57Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
title |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
spellingShingle |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 Gesteira, Poliana Nunes Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes. Gesteira, Poliana Nunes Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes. |
title_short |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
title_full |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
title_fullStr |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
title_full_unstemmed |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
title_sort |
Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
author |
Gesteira, Poliana Nunes |
author_facet |
Gesteira, Poliana Nunes Gesteira, Poliana Nunes Peixoto, Henry Maia de Souza, Hélia Carla Miranda, Luciana Farias de Normando, Lígia Richter de Alencar Peixoto, Henry Maia de Souza, Hélia Carla Miranda, Luciana Farias de Normando, Lígia Richter de Alencar |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Henry Maia de Souza, Hélia Carla Miranda, Luciana Farias de Normando, Lígia Richter de Alencar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gesteira, Poliana Nunes Peixoto, Henry Maia de Souza, Hélia Carla Miranda, Luciana Farias de Normando, Lígia Richter de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes. |
topic |
Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes. |
description |
Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144 10.5102/ucs.v8i2.1144 |
url |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144 |
identifier_str_mv |
10.5102/ucs.v8i2.1144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144/1229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
publisher.none.fl_str_mv |
UniCEUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Universitas: Ciências da Saúde; v. 8, n. 2 (2010); 97-115 1981-9730 1678-5398 reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online) instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
collection |
Universitas. Ciências da saúde (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||universitas.saude@uniceub.br |
_version_ |
1822179187097600001 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5102/ucs.v8i2.1144 |