Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gesteira, Poliana Nunes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Peixoto, Henry Maia, de Souza, Hélia Carla, Miranda, Luciana Farias de, Normando, Lígia Richter de Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Universitas. Ciências da saúde (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.
id UNICEUB-2_d29ddfb225e95eaa15ce9bc381ebe4c3
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1144
network_acronym_str UNICEUB-2
network_name_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository_id_str
spelling Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.UniCEUB2011-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/114410.5102/ucs.v8i2.1144Universitas: Ciências da Saúde; v. 8, n. 2 (2010); 97-1151981-97301678-5398reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144/1229Gesteira, Poliana NunesPeixoto, Henry Maiade Souza, Hélia CarlaMiranda, Luciana Farias deNormando, Lígia Richter de Alencarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-26T13:55:57Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/1144Revistahttps://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/indexPRIhttps://publicacoesacademicas.uniceub.br/cienciasaude/oai||universitas.saude@uniceub.br1981-97301678-5398opendoar:2011-04-26T13:55:57Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
title Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
spellingShingle Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
Gesteira, Poliana Nunes
Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.
title_short Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
title_full Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
title_fullStr Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
title_full_unstemmed Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
title_sort Gestão da qualidade hospitalar na assistência dos serviços de enfermagem - doi: 10.5102/ucs.v8i2.1144
author Gesteira, Poliana Nunes
author_facet Gesteira, Poliana Nunes
Peixoto, Henry Maia
de Souza, Hélia Carla
Miranda, Luciana Farias de
Normando, Lígia Richter de Alencar
author_role author
author2 Peixoto, Henry Maia
de Souza, Hélia Carla
Miranda, Luciana Farias de
Normando, Lígia Richter de Alencar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gesteira, Poliana Nunes
Peixoto, Henry Maia
de Souza, Hélia Carla
Miranda, Luciana Farias de
Normando, Lígia Richter de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.
topic Gestão, Qualidade, Enfermeiro, Avaliação da qualidade, Satisfação dos clientes.
description Este trabalho tem como objetivo, dissertar sobre alguns dos fatores da qualidade, no que se refere à estrutura, processo e resultado dos serviços de enfermagem no hospital, que influenciam na qualidade da assistência prestada ao cliente. Trata-se de um estudo bibliográfico, de caráter descritivo: foram utilizados artigos científicos publicados no período de 1990 a 2009. A busca pela qualidade sempre esteve presente. O que levou as empresas industriais a optarem por serviços de qualidade foi a competição que estava acontecendo entre as mesmas. Foi criado o Programa de Gestão pela Qualidade Total para auxiliar as empresas a gerenciarem com qualidade. Os hospitais são avaliados pela Joint Commission on Accreditation of Hospitals e pela Organização Nacional de Acreditação. Ambas avaliam de acordo com o proposto por Donabedian: estrutura, processo e resultado. A acreditação inclui avaliação da qualidade da assistência de enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144
10.5102/ucs.v8i2.1144
url https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144
identifier_str_mv 10.5102/ucs.v8i2.1144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoes.uniceub.br/cienciasaude/article/view/1144/1229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Universitas: Ciências da Saúde; v. 8, n. 2 (2010); 97-115
1981-9730
1678-5398
reponame:Universitas. Ciências da saúde (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Universitas. Ciências da saúde (Online)
collection Universitas. Ciências da saúde (Online)
repository.name.fl_str_mv Universitas. Ciências da saúde (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv ||universitas.saude@uniceub.br
_version_ 1800216836890951680