Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno da Silva, Alexandre Antonio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa Maciel, Marlea Nobre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/4905
Resumo: O presente trabalho trata do direito ao esquecimento na sociedade informacional. A informação, na sociedade em rede, surge dos mais diferentes pontos, caracterizando-se pela sua intemporalidade. Ao mesmo tempo que surge, rapidamente desaparece, tornando-se perene. A informação colocada na internet nunca é verdadeiramente esquecida. Rompe-se com a noção do tempo, prejudicando-se muitas vezes projetos de vida. É preciso saber esquecer. Na análise, utiliza-se como base a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos publicados em coletâneas e periódicos, decisões judiciais e regulamentações que ilustram a presença do tema no contexto brasileiro e internacional. Verifica-se a fragilidade e a não uniformidade dos julgados em relação aos aplicativos de busca. Acredita-se que são os motores de busca que, por vezes, fazem o trabalho da máquina de tortura kafkiana. É através deles que é desrespeitado o direito ao esquecimento, o que demonstra as implicações sociais e o valor do artigo para a sociedade. Analisa-se as soluções adotadas pelos Estados Unidos e União Europeia. Constata-se a necessidade de regulação, para que sejam evitados abusos e para que se garanta a dignidade.
id UNICEUB-3_3efc9a57f36ffbfa342fd89f409850e4
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4905
network_acronym_str UNICEUB-3
network_name_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository_id_str
spelling Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?DireitoDireito ao Esquecimento; Motor de Busca; Morte Social; Dano Existencial; KafkaO presente trabalho trata do direito ao esquecimento na sociedade informacional. A informação, na sociedade em rede, surge dos mais diferentes pontos, caracterizando-se pela sua intemporalidade. Ao mesmo tempo que surge, rapidamente desaparece, tornando-se perene. A informação colocada na internet nunca é verdadeiramente esquecida. Rompe-se com a noção do tempo, prejudicando-se muitas vezes projetos de vida. É preciso saber esquecer. Na análise, utiliza-se como base a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos publicados em coletâneas e periódicos, decisões judiciais e regulamentações que ilustram a presença do tema no contexto brasileiro e internacional. Verifica-se a fragilidade e a não uniformidade dos julgados em relação aos aplicativos de busca. Acredita-se que são os motores de busca que, por vezes, fazem o trabalho da máquina de tortura kafkiana. É através deles que é desrespeitado o direito ao esquecimento, o que demonstra as implicações sociais e o valor do artigo para a sociedade. Analisa-se as soluções adotadas pelos Estados Unidos e União Europeia. Constata-se a necessidade de regulação, para que sejam evitados abusos e para que se garanta a dignidade.UniCEUBBruno da Silva, Alexandre AntonioCosta Maciel, Marlea Nobre2018-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/490510.5102/rbpp.v7i3.4905Brazilian Journal of Public Policy; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-482Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-482Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-4822236-16772179-8338reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/4905/3659Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Políticas Públicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-19T01:38:07Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/4905Revistahttp://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPPPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/oaiatendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com2236-16772179-8338opendoar:2018-12-19T01:38:07Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
title Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
spellingShingle Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
Bruno da Silva, Alexandre Antonio
Direito
Direito ao Esquecimento; Motor de Busca; Morte Social; Dano Existencial; Kafka
title_short Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
title_full Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
title_fullStr Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
title_full_unstemmed Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
title_sort Direito ao esquecimento: na sociedade informacional há espaço para o epílogo da máquina de tortura kafkiana?
author Bruno da Silva, Alexandre Antonio
author_facet Bruno da Silva, Alexandre Antonio
Costa Maciel, Marlea Nobre
author_role author
author2 Costa Maciel, Marlea Nobre
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno da Silva, Alexandre Antonio
Costa Maciel, Marlea Nobre
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Direito ao Esquecimento; Motor de Busca; Morte Social; Dano Existencial; Kafka
topic Direito
Direito ao Esquecimento; Motor de Busca; Morte Social; Dano Existencial; Kafka
description O presente trabalho trata do direito ao esquecimento na sociedade informacional. A informação, na sociedade em rede, surge dos mais diferentes pontos, caracterizando-se pela sua intemporalidade. Ao mesmo tempo que surge, rapidamente desaparece, tornando-se perene. A informação colocada na internet nunca é verdadeiramente esquecida. Rompe-se com a noção do tempo, prejudicando-se muitas vezes projetos de vida. É preciso saber esquecer. Na análise, utiliza-se como base a pesquisa bibliográfica, por meio de livros, artigos publicados em coletâneas e periódicos, decisões judiciais e regulamentações que ilustram a presença do tema no contexto brasileiro e internacional. Verifica-se a fragilidade e a não uniformidade dos julgados em relação aos aplicativos de busca. Acredita-se que são os motores de busca que, por vezes, fazem o trabalho da máquina de tortura kafkiana. É através deles que é desrespeitado o direito ao esquecimento, o que demonstra as implicações sociais e o valor do artigo para a sociedade. Analisa-se as soluções adotadas pelos Estados Unidos e União Europeia. Constata-se a necessidade de regulação, para que sejam evitados abusos e para que se garanta a dignidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/4905
10.5102/rbpp.v7i3.4905
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/4905
identifier_str_mv 10.5102/rbpp.v7i3.4905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/4905/3659
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Políticas Públicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Políticas Públicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Policy; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-482
Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-482
Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 7, n. 3 (2017): Direito e Mundo Digital; 453-482
2236-1677
2179-8338
reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
collection Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com
_version_ 1798328488907767808