A violência na escola: diagnose e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lis R. dos Santos, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: C. Ruffo, Gustavo, Christina P. Batista, Karla, Arthur C. de Oliveira, Junior, de S. M. Andrade, Amanda, Eleusa Montenegro, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317
Resumo: Este trabalho teve como objeto o enfrentamento à violência em uma instituição de Educação Básica, na Região Administrativa de Brasília-DF, e procurou intervir no fenômeno da violência em suas várias dimensões, a saber, pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos, professores e corpo técnico. O objetivo foi aplicar medidas no combate à violência na escola, durante um ano escolar e verificar a eficiência dessas medidas. Para análise e discussão dos dados, foram utilizados os pressupostos das abordagens qualitativas e quantitativas, tendo sido adotada prioritariamente a epistemologia qualitativa proposta por González Rey, que a conceitua como sendo aquela que “defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que se nos apresenta”. O instrumento utilizado para pré-teste e pós-teste foi um questionário semiestruturado aplicado a alunos. O período escolar, tanto da coleta de dados quanto do processo de intervenção foi o turno vespertino, por ser o de maior disponibilidade para os alunos bolsistas, que possuía 400 (quatrocentos alunos), os quais foram atingidos pelo processo de intervenção, tanto no recebimento e discussão dos 8 (oito) folhetos de Campanha para a Paz, quanto na participação das 5 (cinco) atividades planejadas (concurso de música e de dança, oficina de teatro, comemoração do dia da Consciência Negra e rodas de conversa sobre o Combate à Violência). Os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido teve repercussões positivas na escola, devendo, inclusive, continuar, que é o que está ocorrendo. Dos 25 alunos que responderam ao pós-teste, houve a participação em 23 das atividades; 16 receberam os folhetos e 12 os consideraram importantes; todos os alunos que participaram das rodas de conversa, consideraram que elas são importantes. 11 alunos disseram que o projeto contribuiu para a paz na escola, demonstrando que o trabalho teve influência no sentido subjetivo do aluno, demonstrando a interferência da subjetividade social e individual na produção de sentido subjetivo. Espera-se que o conhecimento resultante do trabalho seja passível de aplicação a outras instituições de ensino de Brasília
id UNICEUB-7_9d35aae8826cee3f24413826d36065e7
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6317
network_acronym_str UNICEUB-7
network_name_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository_id_str
spelling A violência na escola: diagnose e intervençãoViolência na Escola. Enfrentamento à Violência; Campanha pela Paz.Este trabalho teve como objeto o enfrentamento à violência em uma instituição de Educação Básica, na Região Administrativa de Brasília-DF, e procurou intervir no fenômeno da violência em suas várias dimensões, a saber, pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos, professores e corpo técnico. O objetivo foi aplicar medidas no combate à violência na escola, durante um ano escolar e verificar a eficiência dessas medidas. Para análise e discussão dos dados, foram utilizados os pressupostos das abordagens qualitativas e quantitativas, tendo sido adotada prioritariamente a epistemologia qualitativa proposta por González Rey, que a conceitua como sendo aquela que “defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que se nos apresenta”. O instrumento utilizado para pré-teste e pós-teste foi um questionário semiestruturado aplicado a alunos. O período escolar, tanto da coleta de dados quanto do processo de intervenção foi o turno vespertino, por ser o de maior disponibilidade para os alunos bolsistas, que possuía 400 (quatrocentos alunos), os quais foram atingidos pelo processo de intervenção, tanto no recebimento e discussão dos 8 (oito) folhetos de Campanha para a Paz, quanto na participação das 5 (cinco) atividades planejadas (concurso de música e de dança, oficina de teatro, comemoração do dia da Consciência Negra e rodas de conversa sobre o Combate à Violência). Os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido teve repercussões positivas na escola, devendo, inclusive, continuar, que é o que está ocorrendo. Dos 25 alunos que responderam ao pós-teste, houve a participação em 23 das atividades; 16 receberam os folhetos e 12 os consideraram importantes; todos os alunos que participaram das rodas de conversa, consideraram que elas são importantes. 11 alunos disseram que o projeto contribuiu para a paz na escola, demonstrando que o trabalho teve influência no sentido subjetivo do aluno, demonstrando a interferência da subjetividade social e individual na produção de sentido subjetivo. Espera-se que o conhecimento resultante do trabalho seja passível de aplicação a outras instituições de ensino de BrasíliaUniCEUBLis R. dos Santos, AnaC. Ruffo, GustavoChristina P. Batista, KarlaArthur C. de Oliveira, Juniorde S. M. Andrade, AmandaEleusa Montenegro, Maria2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/631710.5102/pic.n1.2018.6317Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20182595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317/4341Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T16:58:24Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6317Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2019-12-13T16:58:24Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv A violência na escola: diagnose e intervenção
title A violência na escola: diagnose e intervenção
spellingShingle A violência na escola: diagnose e intervenção
Lis R. dos Santos, Ana
Violência na Escola. Enfrentamento à Violência; Campanha pela Paz.
title_short A violência na escola: diagnose e intervenção
title_full A violência na escola: diagnose e intervenção
title_fullStr A violência na escola: diagnose e intervenção
title_full_unstemmed A violência na escola: diagnose e intervenção
title_sort A violência na escola: diagnose e intervenção
author Lis R. dos Santos, Ana
author_facet Lis R. dos Santos, Ana
C. Ruffo, Gustavo
Christina P. Batista, Karla
Arthur C. de Oliveira, Junior
de S. M. Andrade, Amanda
Eleusa Montenegro, Maria
author_role author
author2 C. Ruffo, Gustavo
Christina P. Batista, Karla
Arthur C. de Oliveira, Junior
de S. M. Andrade, Amanda
Eleusa Montenegro, Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lis R. dos Santos, Ana
C. Ruffo, Gustavo
Christina P. Batista, Karla
Arthur C. de Oliveira, Junior
de S. M. Andrade, Amanda
Eleusa Montenegro, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Violência na Escola. Enfrentamento à Violência; Campanha pela Paz.
topic Violência na Escola. Enfrentamento à Violência; Campanha pela Paz.
description Este trabalho teve como objeto o enfrentamento à violência em uma instituição de Educação Básica, na Região Administrativa de Brasília-DF, e procurou intervir no fenômeno da violência em suas várias dimensões, a saber, pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos, professores e corpo técnico. O objetivo foi aplicar medidas no combate à violência na escola, durante um ano escolar e verificar a eficiência dessas medidas. Para análise e discussão dos dados, foram utilizados os pressupostos das abordagens qualitativas e quantitativas, tendo sido adotada prioritariamente a epistemologia qualitativa proposta por González Rey, que a conceitua como sendo aquela que “defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que se nos apresenta”. O instrumento utilizado para pré-teste e pós-teste foi um questionário semiestruturado aplicado a alunos. O período escolar, tanto da coleta de dados quanto do processo de intervenção foi o turno vespertino, por ser o de maior disponibilidade para os alunos bolsistas, que possuía 400 (quatrocentos alunos), os quais foram atingidos pelo processo de intervenção, tanto no recebimento e discussão dos 8 (oito) folhetos de Campanha para a Paz, quanto na participação das 5 (cinco) atividades planejadas (concurso de música e de dança, oficina de teatro, comemoração do dia da Consciência Negra e rodas de conversa sobre o Combate à Violência). Os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido teve repercussões positivas na escola, devendo, inclusive, continuar, que é o que está ocorrendo. Dos 25 alunos que responderam ao pós-teste, houve a participação em 23 das atividades; 16 receberam os folhetos e 12 os consideraram importantes; todos os alunos que participaram das rodas de conversa, consideraram que elas são importantes. 11 alunos disseram que o projeto contribuiu para a paz na escola, demonstrando que o trabalho teve influência no sentido subjetivo do aluno, demonstrando a interferência da subjetividade social e individual na produção de sentido subjetivo. Espera-se que o conhecimento resultante do trabalho seja passível de aplicação a outras instituições de ensino de Brasília
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317
10.5102/pic.n1.2018.6317
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317
identifier_str_mv 10.5102/pic.n1.2018.6317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317/4341
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 2018
2595-4563
reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
collection Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv fernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br
_version_ 1815709486210351104