A violência na escola: diagnose e intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa |
Texto Completo: | https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317 |
Resumo: | Este trabalho teve como objeto o enfrentamento à violência em uma instituição de Educação Básica, na Região Administrativa de Brasília-DF, e procurou intervir no fenômeno da violência em suas várias dimensões, a saber, pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos, professores e corpo técnico. O objetivo foi aplicar medidas no combate à violência na escola, durante um ano escolar e verificar a eficiência dessas medidas. Para análise e discussão dos dados, foram utilizados os pressupostos das abordagens qualitativas e quantitativas, tendo sido adotada prioritariamente a epistemologia qualitativa proposta por González Rey, que a conceitua como sendo aquela que “defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que se nos apresenta”. O instrumento utilizado para pré-teste e pós-teste foi um questionário semiestruturado aplicado a alunos. O período escolar, tanto da coleta de dados quanto do processo de intervenção foi o turno vespertino, por ser o de maior disponibilidade para os alunos bolsistas, que possuía 400 (quatrocentos alunos), os quais foram atingidos pelo processo de intervenção, tanto no recebimento e discussão dos 8 (oito) folhetos de Campanha para a Paz, quanto na participação das 5 (cinco) atividades planejadas (concurso de música e de dança, oficina de teatro, comemoração do dia da Consciência Negra e rodas de conversa sobre o Combate à Violência). Os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido teve repercussões positivas na escola, devendo, inclusive, continuar, que é o que está ocorrendo. Dos 25 alunos que responderam ao pós-teste, houve a participação em 23 das atividades; 16 receberam os folhetos e 12 os consideraram importantes; todos os alunos que participaram das rodas de conversa, consideraram que elas são importantes. 11 alunos disseram que o projeto contribuiu para a paz na escola, demonstrando que o trabalho teve influência no sentido subjetivo do aluno, demonstrando a interferência da subjetividade social e individual na produção de sentido subjetivo. Espera-se que o conhecimento resultante do trabalho seja passível de aplicação a outras instituições de ensino de Brasília |
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A violência na escola: diagnose e intervençãoViolência na Escola. Enfrentamento à Violência; Campanha pela Paz.Este trabalho teve como objeto o enfrentamento à violência em uma instituição de Educação Básica, na Região Administrativa de Brasília-DF, e procurou intervir no fenômeno da violência em suas várias dimensões, a saber, pedagógica, simbólica, física e material, praticada e sofrida por alunos, professores e corpo técnico. O objetivo foi aplicar medidas no combate à violência na escola, durante um ano escolar e verificar a eficiência dessas medidas. Para análise e discussão dos dados, foram utilizados os pressupostos das abordagens qualitativas e quantitativas, tendo sido adotada prioritariamente a epistemologia qualitativa proposta por González Rey, que a conceitua como sendo aquela que “defende o caráter construtivo interpretativo do conhecimento, o que de fato implica compreender o conhecimento como produção e não como apropriação linear de uma realidade que se nos apresenta”. O instrumento utilizado para pré-teste e pós-teste foi um questionário semiestruturado aplicado a alunos. O período escolar, tanto da coleta de dados quanto do processo de intervenção foi o turno vespertino, por ser o de maior disponibilidade para os alunos bolsistas, que possuía 400 (quatrocentos alunos), os quais foram atingidos pelo processo de intervenção, tanto no recebimento e discussão dos 8 (oito) folhetos de Campanha para a Paz, quanto na participação das 5 (cinco) atividades planejadas (concurso de música e de dança, oficina de teatro, comemoração do dia da Consciência Negra e rodas de conversa sobre o Combate à Violência). Os resultados demonstraram que o trabalho desenvolvido teve repercussões positivas na escola, devendo, inclusive, continuar, que é o que está ocorrendo. Dos 25 alunos que responderam ao pós-teste, houve a participação em 23 das atividades; 16 receberam os folhetos e 12 os consideraram importantes; todos os alunos que participaram das rodas de conversa, consideraram que elas são importantes. 11 alunos disseram que o projeto contribuiu para a paz na escola, demonstrando que o trabalho teve influência no sentido subjetivo do aluno, demonstrando a interferência da subjetividade social e individual na produção de sentido subjetivo. Espera-se que o conhecimento resultante do trabalho seja passível de aplicação a outras instituições de ensino de BrasíliaUniCEUBLis R. dos Santos, AnaC. Ruffo, GustavoChristina P. Batista, KarlaArthur C. de Oliveira, Juniorde S. M. Andrade, AmandaEleusa Montenegro, Maria2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/631710.5102/pic.n1.2018.6317Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa; PIC 20182595-4563reponame:Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/article/view/6317/4341Direitos autorais 2019 Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T16:58:24Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6317Revistahttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/picPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/pic/oaifernanda.lima@ceub.edu.br || rodrigo.peres@uniceub.br2595-45632595-4563opendoar:2019-12-13T16:58:24Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
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